Infidelidade Partidária: o que significa?

Na lei brasileira, nenhum político detém o cargo que ocupa, pois o cargo pertence ao seu partido – motivo pelo qual a infidelidade partidária é um problema relevante. As eleições servem para dar uma determinada vaga eletiva a um partido e o político eleito apenas tem o direito de assumir…

Continuar lendo

Maio de 1968: entenda o movimento cultural

A movimentação ocorrida em maio de 1968, na França, foi ícone de uma época de renovações de valores e de forças da cultura jovem.  A liberação sexual, a guerra ocorrida no Vietnã e os movimentos pela ampliação dos direitos civis compuseram o contexto desse marco histórico. Os temas presentes englobam…

Continuar lendo

Quem não é obrigado a votar?

No Brasil, o voto obrigatório divide opiniões. Por aqui, todos os maiores de idade abaixo dos setenta anos alfabetizados são obrigados a votar, desde que não estejam impedidos por algum motivo. Estima-se que metade da população seja a favor do voto obrigatório, enquanto a outra metade é contra. Há, ainda,…

Continuar lendo

Por que existem impostos?

Os impostos existem praticamente desde que o primeiro grupo de pessoas conquistou outro, e passou a exigir certas contribuições compulsórias em troca de certificar-se que aquela força física não fosse usada novamente contra seu povo. Desde então, felizmente, o desenvolvimento teórico do Estado tornou necessária uma adaptação e todo um…

Continuar lendo

Estado Liberal e Estado de Bem-Estar: qual a diferença?

Em tempos de discussão política sobre alinhamentos ideológicos, o embate entre estado liberal e estado de bem-estar parece nem sempre ser adequadamente compreendido pelas pessoas que discutem política publicamente. Ao contrário do que muitos pensam, estes termos não são exatamente opostos, na medida em que fazer parte de uma mesma…

Continuar lendo