Sites de emprego são boa oportunidade de conseguir uma vaga

Abordaremos neste artigo as vantagens dos sites de emprego. Eles são cada vez mais utilizados!

Depois da ascensão da internet como principal fonte de informação e de entretenimento da população brasileira, os sites de emprego se tornaram uma das principais fontes de pesquisa de oportunidades no mercado de trabalho.

Tal preferência se deve às vantagens que listaremos a seguir. E a procura tem sido cada vez maior nesses sites devido aos tempos difíceis que atravessam a economia.



Dados do primeiro semestre deste ano apontam que há mais de 13 milhões de desempregados no Brasil. E já ultrapassa a soma de 4,5 milhões os que não procuram mais por emprego, os desalentados. Muitos deles os “nem-nem”, “nem estudam e nem trabalham”.

Portanto, somam-se as facilidades proporcionadas pela tecnologia digital e a alta demanda de pessoas buscando oportunidades e, com isso, temos o quadro atual.

Saiba mais sobre as vantagens de se procurar trabalho em sites de emprego. Prossiga na leitura!

As vantagens dos sites de emprego

São vários os motivos que tornam os sites de emprego as opções mais populares entre os desempregados. A evolução dessas páginas virtuais são os aplicativos, programas que podemos baixar no dispositivo móvel, o celular, onde acessamos as mesmas facilidades.

Veja porque é mais vantajoso pesquisar por vagas de empregos em sites do que em jornais e revistas, por exemplo.

Sites de emprego são gratuitos

É verdade que jornais de emprego rendem custos módicos. Porém, a vantagem dos sites de emprego é que, além de gratuitos, pode-se acessá-los a qualquer hora e a qualquer dia. Para quem está no aperto, toda contenção de custos é bem-vinda.

Acresce que nos jornais não há espaço para a quantidade de anúncios que se anuncia e é possível de se visualizar nas páginas virtuais. Ou seja, eles não proporcionam a mesma variedade e, por isso, as vagas dos anúncios impressos tendem a ser mais disputadas.

É fato que mesmo nos sites gratuitos há pacotes que são pagos, que fornecem mais ferramentas, oportunidades, cursos, entre outros, mas não são obrigatórios. Com os planos gratuitos se tem acesso a uma ampla variedade de vagas que os jornais não são capazes de proporcionar.

Outro ponto em relação aos custos é que não há a necessidade de impressão de currículos para se candidatar às vagas, porque os dados dos currículos são inseridos digitalmente e montados de forma a fornecer as informações essenciais aos recrutadores. É possível enviar dezenas, centenas de currículos, quantos julgar necessário, sem gastar um real com impressão/xerox.

E se não precisa de currículos físicos para se candidatar, significa que não é necessário, na fase preliminar, se deslocar até a empresa e entregar o documento. Ou seja, não precisar gastar energia e muito menos dinheiro com transporte público ou combustível.

Sem dúvida, sites de emprego são a opção mais vantajosa em termos de economia.

Sites de emprego

Informam melhor

Em comparação ao envio de currículos impressos a empresas, os documentos enviados via sites de emprego fornecem mais vantagens. Na forma tradicional, se o recrutador separar o currículo para uma próxima etapa, o candidato só ficará ciente ao receber um contato.

Nos sites de emprego, é possível verificar se o documento foi lido ou não. Em termos de organização, de se inteirar sobre as possibilidades em formação para guiar escolhas, é um recurso valiosíssimo.

Também é possível consultar o histórico de candidaturas, dispensando a organização de planilhas.

Evitam vagas “fantasmas”

O risco de se candidatar a uma vaga falsa, fantasma, diminui sensivelmente nos sites de emprego. Por quê? Por um simples motivo: os anunciantes precisam pagar para expor seus anúncios. É dessa forma que os sites de emprego se mantêm sem obrigar que os candidatos paguem pelo serviço.

Não faz sentido, no ponto de vista do falsário, fazer um investimento que não lhe garanta retorno financeiro.

Alguns apontam a sensação de que, mesmo assim, existem anúncios desse tipo em sites de emprego, porque não recebem retorno de nenhuma das vagas que se candidatam. Não seria impossível que tal tipo de situação ocorresse, dependendo da reputação do site. Mas é preciso ponderar que isso possa se dever ao fato do candidato não ter sido selecionado pelos recrutadores.

Como os números acima apontam, a competição está acirradíssima no mercado de trabalho. Há milhões de desempregados, economia cambaleante sem projeção de alta, sem previsão de concursos públicos. Então, como se diz popularmente, “não está fácil para ninguém”.

Permitem busca de vagas em empresas

O número de empresas que anunciam nesses sites também é alto. Chega aos milhares.

A maioria das pessoas prefere buscar vagas nas páginas virtuais. As empresas não necessitam acumular grande volume de papel nas dependências internas, nem fazer o trabalho de descarte manual posteriormente. Pela via digital, é mais fácil filtrar e fazer a gestão de todos os currículos recebidos.

Essa adesão pesada das empresas em anunciar nos sites de emprego permite que os candidatos façam as suas buscas nas corporações de seu interesse.

Em vez de buscar por vagas pelo campo de pesquisa tradicional, podem fazer sua busca acessando o perfil de cada empresa que alimente desejo de se filiar em seu corpo de funcionários.

Para quem tem uma meta, um sonho de vestir a camisa de uma instituição, sites de emprego são um facilitador.

Sites de emprego

Possibilitam refinamento de busca

E por falar em filtros, refinamento de busca, essa é outra qualidade incomparável dos sites de emprego.

O que gera mais perda de tempo ao procurar por trabalho é a consulta de vagas que não atendem às necessidades dos que procuram por oportunidades.

É comum, então, criar-se expectativa por vagas que parecem que foram feitas para você, até notar que o trabalho se destina aos que moram em outro estado ou cidade.

O filtro serve para aumentar o grau de acerto quanto às vagas que servem aos propósitos do candidato. É possível pesquisar por palavra, cargo, cidade, salário e muito mais.

As notificações de oportunidades nesses parâmetros podem ser enviadas por e-mail ou serem recebidas direto no smartphone.

Gostou deste conteúdo sobre sites de emprego? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença. Leia mais de nosso conteúdo.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *