Utilidade Pública

Projeto Celular Seguro: aplicativo combate o roubo de celulares

Bloqueio rápido e efetivo de dispositivos móveis

O Celular Seguro tem se destacado como uma ferramenta eficaz no combate a um dos crimes mais comuns nas cidades: o roubo de celulares. Enquanto enfrentamos desafios contra o crime organizado e violentos, o combate ao roubo e furto de celulares tornou-se uma prioridade.

Ricardo Cappelli, ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em exercício, destaca: “Atuamos em todas as frentes pela redução da violência no país.”

Leia também:

Bloqueio instantâneo para vítimas de furto e roubo

Com essa iniciativa, as vítimas de furto e roubo de dispositivos móveis agora têm a capacidade de bloquear seus aparelhos e aplicativos digitais com apenas um clique. As empresas que já aderiram ao Celular Seguro descreveram as medidas que implementarão nos termos de uso.

Não há limite para o cadastro de números, mas é crucial vinculá-los ao CPF do titular da linha para garantir o bloqueio efetivo.

Autorizações personalizadas e bloqueio facilitado

Cada usuário registrado no Celular Seguro pode designar pessoas de confiança autorizadas a realizar bloqueios em caso de roubo, furto ou extravio. Além disso, a própria vítima pode bloquear o aparelho acessando o site por meio de um computador.

Colaboração dos bancos no bloqueio

Após o registro de perda, roubo ou extravio do celular, os bancos e instituições financeiras participantes realizarão o bloqueio das contas associadas. Os detalhes sobre o procedimento e o tempo de bloqueio de cada empresa estão disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo.

A partir de fevereiro, as empresas de telefonia também realizarão o corte das linhas.

A importância do bloqueio rápido

O Celular Seguro atua como um botão de emergência, a ser utilizado apenas em situações de perda, furto ou roubo do celular. Essa ação garante o bloqueio rápido do aparelho e dos dispositivos digitais conectados.

Limitações e procedimentos para desbloqueio

É fundamental destacar que o Celular Seguro não oferece a opção de desbloqueio. Se um usuário emitir um alerta de perda, furto ou roubo, mas recuperar o telefone posteriormente, será necessário solicitar o desbloqueio entrando em contato com a operadora, bancos e outros serviços.

Cada empresa segue um procedimento específico para a recuperação de aparelhos e contas, conforme detalhado nos termos de uso.

Alertas do Ministério da Justiça e Segurança Pública

O MJSP alerta sobre fake news relacionadas ao funcionamento do Celular Seguro. O governo federal assegura que não acessa nenhum dado presente no telefone do usuário, e o sistema segue estritamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A ferramenta atua como intermediária entre a vítima e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e empresas parceiras do Projeto.

Prevenção contra golpes

Outro alerta crucial refere-se a possíveis golpes. O governo federal não envia e-mails ou links para que os usuários acessem a plataforma.

O registro deve ser feito por iniciativa do usuário, acessando o sistema pelo site ou baixando o aplicativo na PlayStore (Android) ou na App Store (iPhone). Mantenha-se informado e protegido com o Celular Seguro.

Deixe seu Comentário