Utilidade Pública

Como religar água cortada? Saiba o que fazer neste momento

Como religar água cortada
Escrito por Henrique

Está com problemas com a água em sua residência? Ela foi cortada repentinamente? Bom, isso é sinal de contas não pagas, principalmente. Se isso aconteceu por falta de atenção, dinheiro ou por erro na companhia de água, de qualquer forma terá de ser solucionado para que você tenha acesso à água novamente em sua casa.

Ficar sem água é algo impossível, não é mesmo? Precisamos tomar banho, lavar roupas e vasilhas, cuidar da casa como um todo. Além disso, muitos possuem filtros ligados à torneira, o que também acaba gerando a falta de água potável para beber.

Por isso, quando algo assim acontece, é importante ficar atento para religar a água cortada o mais rápido possível. Assim, você ficará menos tempo sem essa água.

Quer entender como religar água cortada? Então, continue lendo este conteúdo até o final para que você não perca nenhum detalhe sobre esse assunto e tenha mais facilidade para solucionar esse problema em sua residência, ok? Vamos lá!

Leia também:

Como religar água cortada? Saiba o que fazer neste momento

Ficar sem água é algo péssimo, principalmente em nossa casa, onde precisamos tomar banho, ir ao banheiro, realizar a limpeza diária e, claro, consumir essa água para o nosso organismo se manter funcionando de forma saudável.

Por isso, é importante que você entenda o por que a água é cortada, como religá-la de forma rápida e dentro da lei e muito mais. Segue o fio.

Por que a água é cortada?

Em muitos casos, na maioria deles, a água é cortada por conta de atrasos nos pagamentos mensais. Geralmente, é a partir de 90 dias (cerca de 3 meses) sem pagamentos que ela pode ser cortada em sua residência.

Este prazo é pensando em um local residencial, ok? Se for em um meio industrial ou empresarial, este prazo pode ser de apenas 30 dias (cerca de um mês). Fique atento a esses detalhes para não ter problemas em sua produção.

Existem pessoas que tentam fazer a religação da água cortada de forma ilegal, ou seja, sem pagar o que deve e por fora da companhia de água – consumindo sem pagar por aquela água. Não faça isso! Além de ser algo totalmente errado, ainda poderá resultar em uma multa altíssima e que irá piorar a sua situação financeira.

Em algumas cidades, a multa gira em torno de R$ 800,00 e ela não pode ser parcelada. Ou seja, você precisará pagar esse valor à vista. Bem ruim, certo? Então, primeiramente, evite que a água seja cortada em sua residência e realize os pagamentos em dia.

Caso aconteça de perder a data de algum pagamento, por falta de atenção ou até mesmo dinheiro, entre em contato com a companhia de água de sua região para que o problema possa ser solucionado o mais breve possível e as dívidas sejam pagas sem juros muito altos.

Como faço para religar a água em minha residência?

Se você teve a infelicidade de passar por isso e está precisando de ajuda, aqui vai as informações que está buscando.

Como existem várias companhias de água no país, cada uma referente à região em que está instalada, é preciso identificar qual é a que atende a sua residência e, assim, entrar em contato.

Você poderá realizar esse contato pelo site deles, ligar pelo telefone ou até mesmo ir em uma unidade presencial da companhia de água. Faça o que for mais vantajoso para você neste momento.

Se for através do site, você precisa encontrar a opção que se refere ao religamento do hidrômetro – que é o aparelho que possibilita que a água chegue até a sua casa.

Por lá, você irá informar todos os dados referentes ao local em que mora (como endereço, CEP, etc) para que eles possam identificar qual é a residência e se o pagamento foi efetuado ou não.

Observação: após realizar o pagamento do boleto ou boletos atrasados, talvez seja necessário esperar 24h para que ele seja reconhecido pelo sistema da companhia de água. Por isso, talvez você só conseguirá realizar a solicitação de religamento após esse período, certo?

Para não ocorrer uma espera desnecessária, dê preferência a realizar uma ligação para a companhia e receber o auxílio de informações ou até mesmo fazer a solicitação por lá mesmo.

Tendo feito o pagamento, que é o primeiro passo, e solicitando a religação do hidrômetro, você só precisará aguardar o prazo estipulado para que um dos profissionais deles compareça ao local para realizar o serviço de religamento da água.

O prazo para esse serviço costuma ser de 24 a 48 horas, portanto, tenha isso em mente. Se quiser um prazo mais exato, confira também com a companhia de água de sua região.

Este prazo é importante, fique atento à ele. Se a companhia de água não cumprir com o que foi lhe passado você tem direito de questionar.

Paguei o boleto, mas foi cortado mesmo assim. Por que isso acontece?

Se o seu caso não é falta de pagamento, saiba que ainda assim é possível que o corte seja feito. Nestes casos, pode ser por segurança (por conta de algum problema na região que possa prejudicar a saúde de muitas pessoas), algum problema de disponibilização na região, dentre outras possibilidades.

Se o seu caso for um desses, entre em contato com a companhia para entender o que pode ter acontecido e solucionar de forma rápida. Se for um problema que eles ainda não estão cientes, quanto mais rápido você ligar para eles mais rápido será a resolução.

Conclusão

Está passando ou já passou por uma situação em que precisou religar água cortada em sua residência ou área empresarial/industrial? Isso pode gerar certa dor de cabeça, principalmente por ser algo que é tão necessário em nosso dia a dia.

Para evitar que isso aconteça, tenha sempre em mente um valor aproximado para pagamento mensal. Assim, você já deixará essa reserva em sua mente e evitará deixar que falte.

Se o seu problema é o esquecimento do boleto, que tal marcar na agenda a data limite de pagamento? Assim, não irá mais acontecer de perder o prazo, certo?

Esteja preparado e evite uma dor de cabeça desnecessária.

Deixe seu Comentário