Redutor de pressão de água para economizar: é permitido?

Os redutores de pressão que são equipamentos que diminuem em até 45% do total de água gasta no mesmo período de tempo em uma casa com três pessoas.  É uma peça de fácil instalação que pode diminuir seu consumo de água mensal, conhecida nas lojas como redutor de vazão, estas podem ser encontradas em diferentes modelos, variando assim seu preço também. O seu preço pode variar de 15 reais até 27 reais.

Os redutores de vazão, ou também denominados redutores de pressão, são anéis que controlam a quantidade de água que sai de torneiras, chuveiros e este mesmo objeto permite regular a vazão entre 6 até 14 litros por minuto. O melhor de tudo é que sua instalação é fácil e rápida, não precisando de um encanador para que se faça o trabalho.

Como instalar o redutor de pressão em torneiras

Primeiramente, é importante desligar o registro geral da residência ou somente do local que se fará a implementação do redutor. Em segundo lugar, desenrosque a torneira que irá ser usada com o redutor de pressão. Após a retirada da torneira, deverá posicionar o anel no local de saída de águe, mais especificamente, entre o cano e a base da torneira.

EconoAqua-depoimento

 

Um exemplo da eficácia do redutor de vazão é, por exemplo, uma torneira com vazão de 15,6 litros por minuto, todavia, com a implementação do redutor, o seu consumo será reduzido para uma vazão mínima de 6 litros por minuto. Para se notar o quão este redutor é importante atualmente é só calcular o consumo normal de uma torneira com e sem o redutor. Outro caso interessante é o de uma torneira de louça, que normalmente gastaria em torno de 180 litros em um banho de 15 minutos, enquanto a mesma, com o redutor, fará uma economia de 48 litros, sendo que o consumo diário de água, preconizado pela ONU, é de 110 litros por habitante a cada dia. Em uma lavagem rápida de louça, poderá se ter uma economia de até 95 litros.

Como instalar o redutor de pressão em chuveiros

Os banhos mais rápidos garantem uma economia, contudo ainda é possível ter um banho mais prolongado, mesmo sendo de um tempo de duração maior. Isto se dá a partir do uso do redutor de pressão nos chuveiros, que economiza em média 50% do valor e para deixar ainda mais claro, é o mesmo redutor usado nas torneiras.

EconoAqua válvula

 

Os preços destes kits de redução de pressão possuem um preço que varia de 26 até 72 reais. Segundo especialista, explicam que não é necessário a contratação de um encanador, sendo mais vantajoso e econômico ainda. Antes de se fazer a manutenção é necessário o fechamento dos registros da residência. Em segundo lugar, desencaixar o chuveiro do cano de água e por fim deve ser colocado na entrada de água, conforme orientações do fabricante. Todavia, os engenheiros explicam que é necessário atenção no momento da instalação, pois é importante que a parte hidráulica comporte a redução de vazão do redutor.

O chuveiro é apontado como o maior vilão no consumo de água diário em uma residência, podendo representar de 28% até 45% da água consumida em um só dia. No Brasil, os banhos de 15 minutos levam em torno de 135 litros e no caso de um chuveiro elétrico a quantidade usada em um banho é de 45 litros, sendo mais vantajoso o uso dos chuveiros elétricos.

Um exemplo interessante para se entender é o de um chuveiro a gás, com vazão de 11,5 litros por minuto e com o restritor se obteve uma vazão de 8 litros por minuto.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *