Direitos do Cidadão Programas Sociais

Como ter tratamento odontológico pelo SUS: Conheça o programa Brasil Sorridente

O SUS é um dos benefícios e também um dos grandes diferenciais que o Brasil possui perante outros países. Enquanto pessoas nos Estados Unidos precisam pagar para que uma ambulância vá até sua residência, no Brasil é possível ter esse e vários outros serviços e tratamentos de forma gratuita.

Isso só é possível graças ao SUS, que é o grande responsável por garantir os recursos necessários para que essas pessoas tenham o atendimento médico que precisam.

A seguir, você verá que o SUS também oferece tratamento odontológico gratuito e, para que possa usufruir deste serviço, vamos conhecer como isso é possível atualmente. Confira.

Como ter tratamento odontológico grátis pelo SUS

Antes de conhecer o tratamento odontológico do SUS, vamos entender como ele funciona e o que está por trás desta sigla tão famosa.

O que é o SUS?

O SUS é uma sigla que significa “Sistema Único de Saúde”, que se trata de um sistema público de saúde, ou seja, um serviço gratuito prestado à população que reside no país ou que esteja visitando e precisa de atendimento médico. Por isso, esse atendimento gratuito para todos é o seu principal objetivo.

Ele é financiado por recursos públicos, que são provenientes de várias fontes, incluindo o Orçamento Geral da União, dos Estados e Municípios, bem como contribuições sociais.

Com isso, é possível garantir uma vasta variedade de serviços na área de saúde, indo de simples consultas de prevenção até tratamento e reabilitação de doenças diversas.

Quais serviços o SUS oferece aos cidadãos?

O SUS oferece diversos serviços, garantindo a saúde e bem-estar das pessoas de várias formas através de seus atendimentos. São eles:

Atendimento ambulatorial

O atendimento ambulatorial é um dos principais serviços do SUS, afinal, envolvem as consultas médicas, os exames, acompanhamento para doenças crônicas (diabetes, câncer, etc) e tratamentos para diversas doenças e problemas de saúde.

Internação hospitalar

Também é possível realizar a internação hospitalar através do SUS, seja para a realização de uma cirurgia, internação na UTI, etc.

Serviços de urgência e emergência

Em casos urgentes, também é possível recorrer ao SUS, como em casos de acidentes, traumas, crises diversas, etc.

Atenção básica em saúde

Também é possível realizar ações de prevenção através de cuidados periódicos, como é o caso das vacinas, cuidados com a saúde de crianças e adolescentes, pré-natal, etc.

Saúde mental

A saúde mental também é muito importante e o SUS não se esquece disso, oferecendo atendimento e acompanhamento de pacientes com transtornos mentais e dependência química.

Tratamento de doenças crônicas

Também é possível realizar tratamento de doenças, tendo acesso a um atendimento e acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças respiratórias e cardíacas, etc.

Reabilitação

Também é ofertado atendimento e acompanhamento para pacientes que precisam de reabilitação, como em casos de deficiências físicas e/ou intelectuais, com o objetivo de reabilitá-los para atividades cotidianas e para o trabalho.

Saúde bucal

Por fim, temos o nosso caso no momento, que é a busca pela saúde bucal. O atendimento odontológico inclui tratamentos e procedimentos dentários, excelente para prevenir e para tratar problemas já existentes.

Como obter tratamento odontológico através do SUS?

O tratamento odontológico pelo SUS é gratuito e para todos, por isso, basta ir até o posto de saúde do seu bairro e realizar a solicitação de atendimento. Você provavelmente passará por uma triagem odontológica feita por um médico dentista, sendo avaliada a sua necessidade de tratamento.

Após essa etapa, você será encaminhado para o tratamento que for necessário.

Se o atendimento precisar de algo mais especializado, poderá ser encaminhado para centros de especialização na área.

No SUS, o prazo de atendimento costuma ser muito maior e mais difícil de conseguir dependendo da época do ano. Portanto, é importante sempre marcar consultas com antecedência para que não perca o tempo certo.

Também é importante ressaltar que os serviços podem variar em cada região, por isso, certifique-se que a unidade do seu bairro oferece atendimento odontológico e, caso não haja, procure uma unidade que tenha ou um hospital.

Importância do atendimento odontológico

Você sabia que muitas dores e problemas de saúde podem ser originados por conta de uma dor de dente ou algum tipo de inflamação na região da boca? Isso faz com que seja muito importante cuidar dos dentes adequadamente.

Ao cuidar da maneira correta, realizando atendimentos periódicos e prevenindo complicações ao ir ao dentista, você estará cuidando da sua saúde de maneira geral.

E, com o atendimento gratuito do SUS, é possível garantir que isso aconteça mesmo não havendo condições para tratamentos particulares.

Conclusão

O SUS é para todos que estejam no Brasil e precisem de atendimento médico, psicológico ou até mesmo odontológico.

Não hesite em utilizar esse serviço, afinal, ele foi feito para você.

Faça o seu cadastro no SUS, tenha sua carteirinha de saúde e tenha sempre aonde recorrer em casos de emergência, precisar marcar uma consulta médica, etc.

Deixe seu Comentário