Tipos de apartamentos e suas diferenças

A venda de apartamentos diretamente na planta atualmente é uma das principais atividades de um corretor de imóveis. Todo processo para verticalização das cidades aumenta a quantidade de ofertas, onde o corretor precisará estar sempre atento com os tipos que existem para melhor atender os seus clientes, sem ficar preso ao que está sendo oferecido.

Confira a seguir os principais tipos de apartamentos e suas principais características.

Quais são os tipos de apartamentos?

  1. Apartamento padrão

O tipo mais comum de apartamento e que mais costuma ser encontrado no mercado. A planta no apartamento padrão possui divisões internas pré-determinadas, sendo sala, cozinha, dormitórios, suítes, banheiros e outros. Esse tipo de apartamento é classificado pela quantidade de dormitórios e de suítes, assim também como a quantidade de vagas na garagem que possui.

  1. Cobertura

A cobertura fica no topo do prédio, sendo o último andar da construção. Muitas vezes é composta por uma piscina particular para o apartamento, uma churrasqueira e a metragem costuma ser o dobro da metragem padrão. Existem ainda variações nos tipos de cobertura, sendo essas:

  • Cobertura duplex: Ocupando dois andares para formar uma unidade. A divisão pode ser feita com uma escada ou um elevador privativo.
  • Penthouse: A cobertura penthouse não possui divisão de andares, a área útil costuma ocupar toda a prumada do prédio.

 

  1. Duplex

Não é necessário que o duplex esteja localizado apenas na cobertura, o imóvel precisa conter dois andares. Muitas vezes, os apartamentos duplex são amplos e possuem um pé-direito duplo. Quando possuem três andares são conhecidos como tríplex.

  1. Loft

Os apartamentos denominados loft são conhecidos assim por serem imóveis comerciais que foram transformados em residenciais. No mercado onde são lançados, os lofts são apartamentos grandes e com pé-direito duplo com uma inexistente divisão de cômodos, fazendo com que as divisões surjam apenas nos banheiros.

  1. Studio

Muitas vezes o apartamento no modelo studio é confundido com o modelo loft, pois são muito semelhantes. Mas, a real diferença entre esses dois modelos é que no apartamento tipo studio existem divisões internas dividindo um dormitório dos outros cômodos, por exemplo.

  1. Kitnet

Semelhante aos lofts e studios, o apartamento kitnet costuma ser bem pequeno com até 35m², contendo apenas um dormitório e um banheiro onde está acomodada toda a área útil do apartamento. Esse é um termo que não é mais utilizado, mas remete a uma época onde os empreendimentos não possuíam uma área de lazer comum.

  1. Giardino ou Garden

Apartamentos nesse tipo são muito procurados por pessoas que estão saindo de uma casa para um apartamento, pois esses modelos estão localizados no térreo do prédio e muitas vezes possuem um quintal ou um jardim. Existem casos até que podem oferecer uma churrasqueira, forno de pizza e piscina.

  1. Townhouse

Esse modelo de apartamento ainda é pouco conhecido no país, mas assim como o modelo anterior tem recebido uma grande aceitação pelas pessoas que estão se mudando para um apartamento pela primeira vez.

Esse modelo se parece muito com um sobrado de até 4 andares, porém com apartamentos individuais em cada andar.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *