Sibec: Sistema de Benefícios do Cidadão

Atualmente, existem diversos programas assistenciais criados pelo governo brasileiro que possuem o objetivo de auxiliar pessoas de baixa renda. Um dos programas mais conhecidos é o Bolsa Família.

Sibec: Sistema de Benefícios do Cidadão

Esse programa auxilia famílias carentes que se encontram em condições de extrema pobreza no país. O governo repassa uma verba mensal às famílias inscritas no programa e que cumprem os requisitos necessários.



Após a confirmação da inscrição no programa do Bolsa Família, é necessário acompanhar as informações sobre o benefício. Os sistemas da Caixa Econômica Federal disponibilizam informações sobre o pagamento da verba, como o valor a ser recebido, a data de recebimento, entre outros dados. Para encontrar essas informações de forma fácil e rápida, existe o Sistema de Benefícios do Cidadão, o Sibec.

O que é o Sibec

O Sibec é um sistema online desenvolvido pela Caixa Econômica Federal para facilitar o acesso do cidadão à informações sobre benefícios e programas sociais. Nesse sistema, a pessoa pode encontrar informações sobre todos os benefícios que recebe do governo, como valores, saldos, datas, etc.

Como funciona

Para buscar informações e dados sobre a inscrição no Bolsa Família, é necessário  acessar o site do Sibec e preencher os campos do site com o NIS e a senha pessoal. O NIS é o Número de Inscrição Social do cidadão que recebe o benefício do Bolsa Família. Esse número pode ser encontrado no cartão do programa recebido no momento da inscrição presencial.

A senha deve ser cadastrada no site pela própria pessoa e inserida a cada novo acesso ao site. No primeiro acesso ao sistema, será necessário cadastrar uma senha, seguindo os passos recomendados pelo site. Após esse cadastro, será possível utilizar essa senha em todos os acessos online ao Sibec.

É importante compreender que essa senha não é a mesma senha utilizada pelo cartão físico do Bolsa Família ou em outros programas sociais. Essa senha é utilizada exclusivamente para acessar o Sibec online. Além disso, recomenda-se que a senha cadastrada no site não seja a mesma utilizada em outras situações, como para cartões do banco e outros sistemas online. É uma forma de o cidadão proteger-se do roubo da sua senha e de informações pessoais.

Após preencher os campos com o NIS e a senha, a pessoa já terá acesso ao Sibec e a todas as informações do benefício.

Consulta pública

Além de consultar informações sobre inscrições em programas de benefícios sociais, o Sibec permite que qualquer pessoa consulte informações públicas sobre os beneficiários do Bolsa Família. Essa consulta pode ser realizada de três maneiras: por estado, por município ou pelo NIS.

Por estado, a pessoa deverá optar pelo estado brasileiro em que deseja realizar a consulta e escolher a folha de pagamento. Por município, o processo é semelhante. Será necessário escolher a cidade e a folha de pagamento em que deseja realizar a consulta.

Já na busca por meio do NIS, é necessário digitar o NIS da família que recebe o benefício para realizar a consulta de informações.

Vantagens

O sistema Sibec trouxe diversas vantagens para a vida do cidadão que recebe benefícios. A consulta das informações através de um sistema online tornou a consulta mais fácil, ágil e rápida. Dessa forma, o cidadão pode optar entre consultar pessoalmente as informações na Caixa Econômica Federal ou virtualmente pelo Sibec.

Além disso, o Sibec facilitou a consulta pública sobre beneficiários do Bolsa Família. De forma imediata e eficiente, qualquer pessoa pode ter acesso ao sistema Sibec e buscar as informações que procura.

Compartilhe este artigo!
  • 1
  •  
  •  
    1
    Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *