Utilidade Pública

CPF cancelado: como ocorre e o que fazer?

CPF-cancelado

Você já ouviu falar em CPF cancelado ou pode até estar sofrendo com isso agora? Saiba que é possível resolver essa situação quando é preciso.

Muitas vezes, isso acontece quando ocorre uma duplicidade dos documentos, como quando uma pessoa é furtada e precisa realizar uma nova solicitação de CPF.

Através do processo de cadastramento, também pode ocorrer de acontecerem erros que levem à essa duplicidade.

Essa situação deve ser resolvida o quanto antes, afinal, possuir mais de um documento de CPF é considerado crime no Brasil.

Como o próprio nome já sugere, se trata de um cadastro de pessoa física e, por isso, ele é único e não pode ser transferido para outro indivíduo.

Existem outros motivos para ter o CPF cancelado. Por exemplo, quando uma pessoa falece o seu documento CPF não é mais válido e é considerado cancelado.

Existem também casos de CPF nulo, suspenso ou que ainda está pendente por conta de alguma regularização necessária.

Neste momento, vamos entender melhor o que é o CPF cancelado, como isso ocorre e o que você pode fazer para solucionar o problema. Vamos conferir?

CPF cancelado: Como ocorre e o que fazer?

O CPF pode ser cancelado por diversos motivos. Aqui iremos destacar a opção de falecimento, para abordar os casos que podem ser resolvidos.

A princípio, isso acontece por conta de algum erro ou falta de regularização do documento. Também pode acontecer com indivíduos que já tenham tirado o seu CPF há muitos anos e poderá haver algum problema na digitalização do mesmo.

No mais, abaixo temos os principais motivos para um CPF ser cancelado.

1- Cadastro incorreto ou incompleto

Infelizmente, é mais comum do que deveria ocorrer erros ao realizar o cadastro de um novo CPF.

Por exemplo, erros na escrita do nome da pessoa, data de nascimento, nome do pai ou da mãe, dentre outras informações que são de grande importância em um cadastro de pessoa física.

2- Furto ou perda do CPF

Outra causa muito comum de se ter um CPF cancelado é quando o perdemos ou somos furtados/roubados e precisamos realizar uma nova solicitação do documento.

Essa ação de cancelar o CPF é uma forma de segurança, para não ter o seu nome vinculado a causas que podem te prejudicar financeiramente ou até mesmo legalmente.

Afinal, com o CPF em mãos o indivíduo que estiver com o seu documento poderá realizar cadastros em seu nome, realizar empréstimos, dentre outras ações.

3- CPF cancelado por ordem judicial

Ainda existe a possibilidade de ter o seu CPF cancelado a pedido de um juiz. Você recebe uma ordem judicial e precisará ter o seu CPF cancelado. Isso pode acontecer por conta de duplicidade dos documentos, fraude, dentre outros motivos.

Importância de regularizar o CPF o quanto antes

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é seu documento, único e especificamente seu. É uma forma de identificação nacional que irá possibilitar que você realize muitas ações e esteja regularizado.

Além do básico do dia a dia, sem ele você não consegue solicitar um empréstimo, abrir conta no banco ou até mesmo uma poupança, fazer concurso público, dentre muitas outras ações – até mesmo tirar outros documentos que são igualmente importantes.

Ou seja, se você é um cidadão brasileiro e quer usufruir de seus direitos, é necessário que tenha seu CPF ativo, regularizado e em dia.

Em certos casos, como funcionários públicos, podem até mesmo não receber o salário se o CPF estiver com algum problema ou cancelado. Por isso, garanta que seu CPF esteja ativo para que não ocorra nenhum tipo de problema futuro.

Em resumo, é este documento que irá garantir que você é uma pessoa física cadastrada e apta para solicitar atendimentos, empréstimos, etc, no Brasil.

Como verificar se o meu CPF foi cancelado?

Ficou na dúvida se o seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) está em dia ou se foi cancelado por conta de algo que possa ter acontecido, como um roubo ou perda? Saiba que é possível realizar a verificação online.

Ela será feita através do site da Receita Federal, responsável por todos os CPF’s cadastrados.

Você precisará apresentar o número do seu documento e a sua data de nascimento para ter mais informações. A seguir, você terá o que precisa para saber se o seu CPF ainda está ativo ou se foi cancelado.

Em caso de cancelamento, você precisará solucionar o problema com antecedência.

Quem tem o CPF cancelado perde dinheiro

Você sabia que com o CPF cancelado você não tem permissão de participar de jogos na loteria? Isso mesmo, você poderá perder grandes chances de fazer fortuna por conta de um documento que não foi regularizado.

Além disso, existem todos os benefícios que você estará perdendo como os que mencionamos acima (poder realizar empréstimo, tirar passaporte, etc).

E em casos de pessoas idosas que estejam precisando solicitar a aposentadoria, se houver problemas de regularização do CPF eles também não poderão receber este benefício.

Afinal, o que irá garantir que aquela pessoa é a que tem direito a aquele dinheiro, certo?

Em muitos casos, a falta do CPF ativo poderá resultar até mesmo em perda do emprego ou não poderá ingressar em um novo.

Portanto, realize a consulta do seu CPF no site da Receita Federal, caso você tenha perdido o seu documento ou esteja tendo problemas para utilizá-lo recentemente.

Conclusão

Agora que você já conhece as limitações que um CPF cancelado pode trazer, o que é possível fazer para identificar esse cancelamento e como isso ocorre, chegou a hora de garantir que todos os seus documentos estejam em dia.

Principalmente o seu CPF.

Seus documentos não são emitidos à toa, cada um deles possui grande importância e devem estar em dia para evitar possíveis problemas ao necessitar de ações como um empréstimo, vender ou comprar um imóvel, dentre outros.

Você já sabia que era possível ficar sem tantas coisas simplesmente pela irregularidade de um documento? Agora, você entende sua importância e como eles devem ser levados a sério e cuidados para evitar perdas e furtos.

Deixe seu Comentário