CPF suspenso: como fazer a regularização?

Muitas pessoas só descobrem a existência do status de CPF Suspenso quando precisam do registro do número em alguma situação, mas ele é rejeitado em função do problema. A verdade é que o CPF suspenso normalmente decorre de algum tipo de problema simples em seu cadastro, e que pode ser facilmente regularizado.

É necessário, no entanto, agendar a visita e aguardar a data correta para comparecer fisicamente nas instituições que fazem o procedimento – o que certamente dificulta todo o processo. Por isso, é importante conferir periodicamente se seu CPF está regularizado, e tentar resolver a situação o quanto antes, nos casos em que não estiver.

Saiba como fazer a regularização do CPF suspenso, quais os motivos para isso acontecer, suas consequências e cuidados necessários:

Quais os motivos que fazem o CPF ser suspenso?

Entre as principais razões para o CPF suspenso, os erros de digitação e inconsistências de registro são os mais comuns. Algo simples como o nome da mãe, o endereço ou um número incorretamente digitado pode gerar várias dificuldades de registro.

Quais as consequências de ter o CPF suspenso?

Entre as principais consequências, a possibilidade de registro e movimentações de funções comuns do dia a dia são o principal destaque: você não poderá solicitar benefícios previdenciários, ter a carteira assinada ou – até mesmo – realizar movimentações bancárias que exijam a comprovação de CPF.

Algo quase bobo como um erro de digitação, por exemplo, pode impedir uma movimentação de dinheiro que seja importante para você, ou pleitear pelo auxílio-desemprego em um momento de emergência.

Como fazer a regularização?

A regularização do CPF pode ser feia em uma série de instituições brasileiras – sejam no Brasil ou no Exterior. É importante levar em consideração que boa parte destas entidades exigem um agendamento prévio para o processo de regularização.

A forma mais prática de fazer o procedimento é no Site da Receita Federal, que permite fazer tudo gratuitamente e sem a necessidade de presença física em uma unidade da instituição. A regularização do CPF suspenso pelo site só é permite em casos de erros de cadastro simples que possam ser alterados pelo próprio usuário. Em alguns casos mais complicados, pode ser necessário agendar uma visita física em uma unidade da RF.

Além disso, as agências dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal permitem regularização presencial. Existem certas correções, no entanto, que não podem ser executadas nestas unidades credenciadas.

Quem está fora do Brasil, por sua vez, pode recorrer às representações diplomáticas do país no exterior para a regularização. A depender da unidade em questão, pode ser necessário agendar previamente.

Quanto custa fazer a regularização do CPF suspenso?

O valor pode variar de acordo com o método e a instituição. Utilizar o site da Receita Federal ou as Representações Diplomáticas Brasileiras, por exemplo, não custa nada. Já nas entidades conveniadas (Correios e Bancos Federais), há o pagamento de um valor simbólico.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

One Comment

  1. Ricardo Gustavo

    Meu CPF ta suspenso por causa do título que tá cancelado. Só que eu só posso ajeitar meu título depois das eleições… Mais eu preciso do CPF pra ontem… Oque faço tô desesperado já.. me ajude pfv

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *