Mercado Imobiliário

Cliente interno e cliente externo: como atender cada um?

Escrito por admin

A relação de atendimento e método de atenção que você deve dedicar a um cliente interno e um cliente externo costumam ser diferentes. Saiba a diferença entre um e outro, e confira algumas dicas para não errar na hora do atendimento:

Cliente Interno

Um cliente interno é qualquer membro de uma organização que conta com a ajuda de outro para cumprir os deveres propostos no trabalho. Como no caso de um representante de vendas, o qual necessita do suporte de um representante de serviço ao cliente que fez um pedido. Incentivar os funcionários é uma das formas de melhorar o relacionamento entre cliente e servidor de forma significativa.

Embora os clientes internos não, obrigatoriamente, comprem os produtos ou serviços prestados oferecidos pelo empregador, o relacionamento com os clientes também desempenha um papel fundamental para o sucesso dos negócios, onde um profissional que não se entende com seus colegas de trabalho acaba tendo uma produtividade menor que os que possuem um relacionamento bom no ambiente de trabalho.

Como satisfazer um cliente interno?

As principais dicas que são interessantes para a satisfação do cliente interno são o uso de frutas nas alimentação, para auxiliar no bom funcionamento fisiológico; parceria com academias, conseguindo descontos para assim incentivar a atividade física; diversão, onde pode se ter no ambiente jogos, ping-pong nos horários de intervalo ou almoço; no dia do aniversário é interessante dar folga para o cliente também; convênios médicos e odontológicos, os quais são importante para o cuidado do bem-estar dos clientes; parcerias diversas, como restaurantes, salões de beleza, instituições de ensino; eventos como happy hours, aniversariantes do mês, confraternizações e festas temáticas podem incentivar;

Além disso, são úteis aplicações de desenvolvimento como: treinamentos, palestras, cursos online; premiações de funcionário do mês ou até mesmo sorteio; promoções de cargos ou salário; PLR, que nada mais é que a participação nos lucros da empresa; e alimentação, com comidas saudáveis, cestas básicas e vale refeições.

Cliente Externo

O cliente externo é alguém que utiliza os produtos e serviços de sua empresa, mas não está dentro desta organização. No caso de uma loja, é uma pessoa que entra no estabelecimento e compra algum tipo de mercadoria. Para o mercado, os consumidores são essenciais para o sucesso de qualquer negócio, pelo motivo que estes são o que fornecem o fluxo de receitas que a empresa precisa para sobreviver no mercado.

Clientes do tipo externo ficam satisfeitos com produtos ou serviços adquiridos, e na maioria das vezes retornam, até mesmo indicando os seus negócios para que outras pessoas conheçam. Da mesma maneira, um cliente que possui experiência negativa em uma empresa, como ser tratado de maneira rude por algum funcionário, também indicará, negativamente, para as outras pessoas, sendo chamado de cliente detrator, pois este prejudica os negócios por contar negativamente como é e como funciona a empresa. Por esse motivo é importante que o atendimento ao cliente externo seja cuidadoso, respeitoso.

Como satisfazer um cliente externo?

A primeira coisa mais importante para satisfazer este tipo de cliente é transmitir confiança, sendo assertivo em suas falas com o cliente; ter qualidade, tanto do produto, como do atendimento; saber ouvir o cliente, pois algumas vezes é necessário paciência; seja simpático para que o atendimento se torne agradável e não algo ruim de se fazer; o tom da voz pode sim influenciar um cliente, passando ao cliente tranquilidade, suavidade; a proatividade é um ponto muito importante para um atendimento diferenciado.

A dedicação em qualquer profissão é essencial, para que assim você possa dar toda a atenção necessária para o cliente, fazendo com que se sinta especial; entender as necessidades e desejos do cliente para assim achar os itens certos para aquele perfil humano; e a fidelidade, ponto importante para ratificar o quanto o produto possui qualidade e qual o grau de satisfação do cliente.

Deixe seu Comentário