Cadunico – como funciona o Cadastro único?

Existem diversos programas do governo federal para auxiliar pessoas e famílias de baixa renda. Para organizar e controlar as informações e dados dessas pessoas, o governo criou o Cadastro Único, mais conhecido como Cadunico. Ele reúne diversas informações sobre as famílias, como endereço, ensino, trabalho, renda, entre outras.

O que é

O Cadunico é o nome dado para o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, um sistema criado pelo governo federal para reunir cadastros de pessoas e famílias em estado de vulnerabilidade social devido à baixa renda. Ele é utilizado na análise dos requisitos para cadastrar pessoas em programas sociais como: Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Água para Todos, Telefone Popular, Programa Brasil Alfabetizado, entre outros.

Assim, não apenas o governo federal pode ter acesso a esse banco de dados, mas também os estados e municípios para cadastrar pessoas em seus programas sociais. Além disso, o responsável por manter e fazer a gestão do sistema online é a Caixa Econômica Federal.

Como se cadastrar

Para se cadastrar, é necessário preencher os requisitos relacionados à baixa renda. Pessoas sozinhas em situação de vulnerabilidade, como moradores de rua, podem se cadastrar. No caso das famílias, é necessário ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa da família ou renda mensal total da família de até três salários mínimos.

cadastro-unico

Após, basta dirigir-se para o local responsável pelo Cadunico em sua cidade. Muitas vezes a própria prefeitura da cidade repassa essa informação aos cidadãos. No caso do cadastro familiar, é necessário que o responsável pelo cadastro tenha mais de 16 anos de idade. Essa pessoa será a responsável por informar ao atendente todas as informações sobre sua família e condições de vida. Além disso, é necessário que o responsável leve no momento do cadastro o seu CPF ou título de eleitor.

Assim, o atendente já poderá realizar a entrevista e orientar a família sobre outros passos necessários. Caso um membro da família não possua algum documento (Certidão de Nascimento, RG, CPF, entre outros), o atendente irá auxiliar o responsável da família a emitir esses documentos. Todos membros da família devem possuir ao menos um documento identificador para que a família possa realizar o cadastro no Cadunico.

cadunico

É importante compreender que o cadastro no sistema não inscreve automaticamente a família ou a pessoa sozinha em nenhum programa social. Para se inscrever em algum programa específico, é necessário buscar informações sobre os requisitos necessários e o procedimento adequado. O Cadunico apenas reúne informações sobre a situação das pessoas e famílias.

O cadastro no Cadunico deve ser atualizado a cada 2 anos ou sempre que alguma mudança ocorrer na família, como nascimentos, mortes, aumento ou diminuição da renda, entre outros.

Vantagens

A principal vantagem para o governo federal com a criação do Cadunico foi reunir informações em um único sistema sobre pessoas de baixa renda de todo país. Além disso, esse sistema facilita a comunicação entre o governo federal e os governos estaduais e municipais. É possível, assim, identificar pessoas e famílias que podem participar de programas sociais e melhorar suas condições de vida.

Para as pessoas, a principal vantagem é receber auxílio do governo para buscar programas sociais que sejam adequados à sua situação de vida. Assim, o Cadunico auxilia o governo na identificação e inclusão de pessoas carentes em programas sociais.

Compartilhe este artigo!
  • 7
  •  
  •  
    7
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *