Como conseguir o green card?

Morar nos Estados Unidos e viajar para lá sem restrições é o sonho de muitas pessoas. Conseguir o green card americano é uma das formas de realizar esse sonho. Embora seja necessário cumprir diversos requisitos para conseguir esse documento, existem formas legais de adquiri-lo e garantir esse sonho para o resto da vida.

O que é

greencard-1100x618-1024x5751-1024x575

Antes de tudo, é necessário saber exatamente o que é o green card. Existem diversos tipos de visto para entrar em solo americano, como visto temporária, visto estudantil, visto de trabalho, entre outros. O green card, diferentemente dos vistos que permitem que o estrangeiro permaneça apenas por um tempo determinado no país, é um documento permanente.

Com esse documento em mãos é possível viajar pelos Estados Unidos, estabelecer residência em qualquer estado americano, trabalhar, ter filhos, além de entrar e sair do país livremente. A única exigência é que a pessoa não passe mais de um ano sem entrar nos Estados Unidos.

Existem diversas formas de conseguir o green card e todas exigem uma série de requisitos. É importante lembrar que possuir o green card não transforma a pessoa automaticamente em um cidadão americano. Esse documento apenas autoriza que o estrangeiro tenha um visto permanente de entrada e saída dos Estados Unidos.

Parentesco

Uma das formas mais conhecidas para conseguir o Green Card é por meio de familiares cidadãos americanos ou apenas residentes permanentes nos Estados Unidos. A solicitação do green card por esse meio depende de diversos documentos não apenas do estrangeiro, mas também dos familiares.

Para solicitar o green card pelo parentesco, é necessário ser: cônjuge de um cidadão, filho solteiro menor de 21 anos de um cidadão, pai ou mãe de cidadão maior de 21 anos, filhos de residentes legais com green card nascidos após a solicitação do documento, ou ainda, filhos de residentes legais nascidos no exterior em viagem temporária.

Trabalho

Também é possível conseguir o green card após trabalhar por alguns anos em uma empresa americana. Geralmente, esse documento é dado para profissionais que são muito importantes em sua área de trabalho e possuem um conhecimento necessário para o crescimento da empresa ou entidade.

Assim, é necessário que a empresa demonstre que o estrangeiro é necessário e que não existem cidadãos americanos adequados para o cargo. Profissionais com habilidades extraordinárias em suas áreas, como professores, pesquisadores e empresários renomados são os que mais recebem esse tipo de visto permanente.

Casamento

Outra maneira é através do casamento com um cidadão americano. Essa é uma das formas mais conhecidas e mais utilizadas para conseguir o green card. Embora não sejam solicitados tantos documentos como nos outros procedimentos, é muito comum que seja investigado se o casamento é verdadeiro ou se apenas ocorreu para que o cônjuge estrangeiro conseguisse o documento.

Investimento

A forma menos utilizada é por meio de investimento nos Estados Unidos. O green card pode ser solicitado por pessoas que realizam investimentos acima de 500 mil dólares em regiões com altas taxas de desemprego ou de 1 milhão de dólares em regiões mais desenvolvidas. Também é necessário que os investimentos gerem emprego para cidadãos americanos, sendo exigido no mínimo dez empregos.

Veja também:

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *