Visto para os Estados Unidos: Tipos e como tirar

A quantidade de etapas e documentos necessários para tirar um visto dos Estados Unidos muitas vezes deixa as pessoas confusas e com medo desse processo. Apesar disso, tirar um visto americano pode ser mais fácil do que parece.

Visto para os Estados Unidos

Ao seguir os passos recomendados, será possível conseguir um visto e viajar para os Estados Unidos. É muito importante identificar corretamente o tipo de visto a ser solicitado. Cada pessoa, de acordo com a sua situação e os motivos da viagem, receberá um tipo de visto específico.



Como tirar visto para os Estados Unidos

A primeira etapa para o visto dos Estados Unidos é preencher o formulário online DS-160. Cada solicitante deverá escolher no formulário o local da entrevista, adicionar uma foto e responder todas as perguntas solicitadas pelo site. Ao fim, deverá imprimir o documento emitido pelo site.

Após, é necessário pagar a taxa de solicitação de visto (US$ 160) com cartão de crédito ou a partir de um boleto. Alguns tipos de visto possuem isenção no valor pago e outros possuem taxas extras que serão cobradas.

A terceira etapa consiste no agendamento da coleta de dados nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), para coleta de foto e impressões digitais. Após, deverá ser agendada a entrevista no consulado (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife ou Brasília), seja pelo site ou por telefone.

A última etapa do visto dos Estados Unidos consiste em comparecer à coleta de dados e, posteriormente, a entrevista. Ao fim da entrevista, o atendente informa se o visto foi aprovado ou não.

Tipos de visto

O visto dos Estados Unidos é normalmente classificado entre vistos para não-imigrantes e imigrantes, ou seja, para pessoas que não desejam se estabelecer lá e para aquelas que vão se estabelecer no país.

Os vistos de não imigrantes incluem: turismo, férias, lazer, negócios, trabalhos temporários, empregado doméstico, babá, au pair, estudos e intercâmbio.

Já os visto para imigrantes são: imigrantes com laços familiares nos Estados Unidos, noivo ou cônjuge de cidadão americano, vínculos empregatícios, portadores de Green Card, viúvos de cidadão americano, investidores e asilados.

Principais tipos de visto

Existem diversos tipos de visto americano, de acordo com a situação e necessidades da pessoa que está solicitando. É importante identificar corretamente o tipo de visto necessário antes de solicitá-lo na internet.

O visto dos Estados Unidos para realizar negócios ou atividades acadêmicas é o B1. Esse tipo de visto é utilizado por pessoas que vão realizar negócios no país e por pessoas que vão realizar trabalhos sem remuneração, ou seja, voluntários. Além disso, é utilizado por pessoas que vão realizar atividades acadêmicas sem remuneração e que não pretendem estudar em alguma instituição de ensino americana.

Para as pessoas que pretendem estudar nos Estados Unidos, o visto utilizado é o F1. A instituição de ensino pode ser desde uma universidade até uma escola de cursos. Esse é um dos vistos mais solicitados no Brasil para quem deseja ir aos Estados Unidos.

Para quem deseja apenas fazer turismo no país, o tipo de visto necessário é o B2. Esse visto é o mais emitido no Brasil. Já para quem tem como objetivo trabalhar de forma temporária nos Estados Unidos, o visto H é o adequado. Quando o trabalhador é transferido para trabalhar nos Estados Unidos, o visto necessário é o L.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *