A quantidade de etapas e documentos necessários para tirar um visto dos Estados Unidos muitas vezes deixa as pessoas confusas e com medo desse processo. Apesar disso, tirar um visto americano pode ser mais fácil do que parece.
Ao seguir os passos recomendados, será possível conseguir um visto e viajar para os Estados Unidos. É muito importante identificar corretamente o tipo de visto a ser solicitado. Cada pessoa, de acordo com a sua situação e os motivos da viagem, receberá um tipo de visto específico.
Como tirar visto para os Estados Unidos
A primeira etapa para o visto dos Estados Unidos é preencher o formulário online DS-160. Cada solicitante deverá escolher no formulário o local da entrevista, adicionar uma foto e responder todas as perguntas solicitadas pelo site. Ao fim, deverá imprimir o documento emitido pelo site.
Após, é necessário pagar a taxa de solicitação de visto (US$ 160) com cartão de crédito ou a partir de um boleto. Alguns tipos de visto possuem isenção no valor pago e outros possuem taxas extras que serão cobradas.
A terceira etapa consiste no agendamento da coleta de dados nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), para coleta de foto e impressões digitais. Após, deverá ser agendada a entrevista no consulado (Rio de Janeiro, São Paulo, Recife ou Brasília), seja pelo site ou por telefone.
A última etapa do visto dos Estados Unidos consiste em comparecer à coleta de dados e, posteriormente, a entrevista. Ao fim da entrevista, o atendente informa se o visto foi aprovado ou não.
Tipos de visto
O visto dos Estados Unidos é normalmente classificado entre vistos para não-imigrantes e imigrantes, ou seja, para pessoas que não desejam se estabelecer lá e para aquelas que vão se estabelecer no país.
Os vistos de não imigrantes incluem: turismo, férias, lazer, negócios, trabalhos temporários, empregado doméstico, babá, au pair, estudos e intercâmbio.
Já os visto para imigrantes são: imigrantes com laços familiares nos Estados Unidos, noivo ou cônjuge de cidadão americano, vínculos empregatícios, portadores de Green Card, viúvos de cidadão americano, investidores e asilados.
Principais tipos de visto
Existem diversos tipos de visto americano, de acordo com a situação e necessidades da pessoa que está solicitando. É importante identificar corretamente o tipo de visto necessário antes de solicitá-lo na internet.
O visto dos Estados Unidos para realizar negócios ou atividades acadêmicas é o B1. Esse tipo de visto é utilizado por pessoas que vão realizar negócios no país e por pessoas que vão realizar trabalhos sem remuneração, ou seja, voluntários. Além disso, é utilizado por pessoas que vão realizar atividades acadêmicas sem remuneração e que não pretendem estudar em alguma instituição de ensino americana.
Para as pessoas que pretendem estudar nos Estados Unidos, o visto utilizado é o F1. A instituição de ensino pode ser desde uma universidade até uma escola de cursos. Esse é um dos vistos mais solicitados no Brasil para quem deseja ir aos Estados Unidos.
Para quem deseja apenas fazer turismo no país, o tipo de visto necessário é o B2. Esse visto é o mais emitido no Brasil. Já para quem tem como objetivo trabalhar de forma temporária nos Estados Unidos, o visto H é o adequado. Quando o trabalhador é transferido para trabalhar nos Estados Unidos, o visto necessário é o L.
Deixe seu Comentário