A venda de apartamentos diretamente na planta atualmente é uma das principais atividades de um corretor de imóveis. Todo processo para verticalização das cidades aumenta a quantidade de ofertas, onde o corretor precisará estar sempre atento com os tipos que existem para melhor atender os seus clientes, sem ficar preso ao que está sendo oferecido.
Confira a seguir os principais tipos de apartamentos e suas principais características.
Quais são os tipos de apartamentos?
- Apartamento padrão
O tipo mais comum de apartamento e que mais costuma ser encontrado no mercado. A planta no apartamento padrão possui divisões internas pré-determinadas, sendo sala, cozinha, dormitórios, suítes, banheiros e outros. Esse tipo de apartamento é classificado pela quantidade de dormitórios e de suítes, assim também como a quantidade de vagas na garagem que possui.
- Cobertura
A cobertura fica no topo do prédio, sendo o último andar da construção. Muitas vezes é composta por uma piscina particular para o apartamento, uma churrasqueira e a metragem costuma ser o dobro da metragem padrão. Existem ainda variações nos tipos de cobertura, sendo essas:
- Cobertura duplex: Ocupando dois andares para formar uma unidade. A divisão pode ser feita com uma escada ou um elevador privativo.
- Penthouse: A cobertura penthouse não possui divisão de andares, a área útil costuma ocupar toda a prumada do prédio.
- Duplex
Não é necessário que o duplex esteja localizado apenas na cobertura, o imóvel precisa conter dois andares. Muitas vezes, os apartamentos duplex são amplos e possuem um pé-direito duplo. Quando possuem três andares são conhecidos como tríplex.
- Loft
Os apartamentos denominados loft são conhecidos assim por serem imóveis comerciais que foram transformados em residenciais. No mercado onde são lançados, os lofts são apartamentos grandes e com pé-direito duplo com uma inexistente divisão de cômodos, fazendo com que as divisões surjam apenas nos banheiros.
- Studio
Muitas vezes o apartamento no modelo studio é confundido com o modelo loft, pois são muito semelhantes. Mas, a real diferença entre esses dois modelos é que no apartamento tipo studio existem divisões internas dividindo um dormitório dos outros cômodos, por exemplo.
- Kitnet
Semelhante aos lofts e studios, o apartamento kitnet costuma ser bem pequeno com até 35m², contendo apenas um dormitório e um banheiro onde está acomodada toda a área útil do apartamento. Esse é um termo que não é mais utilizado, mas remete a uma época onde os empreendimentos não possuíam uma área de lazer comum.
- Giardino ou Garden
Apartamentos nesse tipo são muito procurados por pessoas que estão saindo de uma casa para um apartamento, pois esses modelos estão localizados no térreo do prédio e muitas vezes possuem um quintal ou um jardim. Existem casos até que podem oferecer uma churrasqueira, forno de pizza e piscina.
- Townhouse
Esse modelo de apartamento ainda é pouco conhecido no país, mas assim como o modelo anterior tem recebido uma grande aceitação pelas pessoas que estão se mudando para um apartamento pela primeira vez.
Esse modelo se parece muito com um sobrado de até 4 andares, porém com apartamentos individuais em cada andar.
Deixe seu Comentário