Sintegra MT – Consultas e como fazer

O Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços do Mato Grosso (Sintegra MT) é um tipo de recurso online que oferece serviços administrativos com foco em controlar os tributos que são arrecadados pelo governo.

O sistema serve para unificar os serviços, sendo assim, na prática, quem precisa de fornecer dados e informações sobre as transações, como compra e venda, ou prestação de serviço, faz, através do sistema da Secretaria da Fazenda do Estado, Sintegra RS.

Um dos principais benefícios do Sintegra MT, é a forma que o contribuinte tem de passar as informações de seus tributos para o fisco, com maior facilidade. Sendo que por outro lado, a Administração Tributária faz todo o controle dessas informações com mais rapidez.

Quem deve usar o Sintegra MT?

O sistema do Sintegra MT é obrigatório a todo contribuinte de ICMS. Seja ele Pessoa jurídica, dono de empresa ou Microempreendedor. Todos os contribuintes de alguma forma, emitem nota fiscal ou possuem escritura de livro fiscal. Por isso, usam algum tipo de sistema eletrônico para o processamento de dados do governo.

Quando uma empresa não usa o Sintegra MT para transferir as informações do ICMS, ela também não tem o direito de emitir nota fiscal. E isso reduz as chances de aumentar o negócio ou de realizar novas transações. Os clientes exigem isso, e é obrigatório oferecer a nota fiscal.

Como funciona o Sintegra MT?

Os contribuintes, donos de empresa ou microempreendedores devem reportar a Secretaria da Fazenda MT, todos os dados que a empresa movimenta. Seja de compra e venda, ou de prestação de serviço que é realizado todo mês.

Sendo assim, para passar esses dados a Administração Tributária do governo do estado, a empresa precisa cadastrar seus dados junto ao Sintegra MT, gerando um arquivo TXT. Esse arquivo deve conter os dados da empresa, dos produtos que foram vendidos e comprados, e os dados dos fornecedores e clientes das operações.

Todo o processo pode ser feito online, através do próprio sistema do Sintegra MT, onde se encontram ferramentas, dúvidas frequentes, ferramentas para cadastrar vários tipos de serviço e tudo mais que pode te ajudar e a facilitar o trabalho do contribuinte.

Como acessar a cadastrar no Sintegra MT?

Toda empresa, pessoa jurídica ou microempreendedor, possui acesso aos serviços do Sintegra MT junto a página oficial da Secretaria da Fazenda. Lá, é possível solucionar pendências, assim como adotar os passos que são explicados por lá.

  1. Acesse: http://www5.sefaz.mt.gov.br/;
  2. Vá até a opção “Acessos”;
  3. Depois clique em “Serviços”;
  4. Selecione “Outros”;
  5. No menu lateral, selecione a opção “Sintegra”.

Uma outra página irá se abrir e nela é possível encontrar todas as opções de serviços, como cadastro, TED, programa validados, os manuais de cadastramento e layout, informações importantes sobre ICMS, e também a explicação sobre todo o funcionamento do Sintegra MT.

É importante ressaltar sobre a importância que o layout das informações que são definidos pela Secretaria da Fazenda, devem estar de acordo com o que foi informado. Ao invés de passar somente nesse tipo de formato, o documento também é passado apenas pelo sistema validador do Sintegra MT e transferido via TED.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *