O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma reserva financeira destinada ao trabalhador brasileiro.
Se você é empregado formal, é provável que tenha um fundo de FGTS que cresce com o tempo.
Mas como saber quanto dinheiro você tem lá? Este guia irá te mostrar diferentes formas de consultar o saldo do seu FGTS de forma fácil e segura.
1. Pelo Site da Caixa
O site da Caixa Econômica Federal oferece uma seção específica para consulta do FGTS.
Você precisará criar um cadastro, caso ainda não tenha, e fornecer algumas informações pessoais como CPF e data de nascimento.
2. Aplicativo FGTS
A Caixa também disponibiliza um aplicativo para smartphones Android e iOS onde é possível consultar o saldo do FGTS, entre outras funções.
Após baixar o app e realizar o cadastro, a consulta pode ser feita a qualquer momento.
3. Agências da Caixa
Para quem prefere um atendimento mais pessoal, é possível verificar o saldo do FGTS diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal. Leve um documento de identificação e o número do seu NIS/PIS.
4. Extrato em Casa
Você pode optar por receber um extrato bimestral com as movimentações do seu FGTS diretamente em seu endereço residencial. Para isso, é necessário manter seus dados atualizados na Caixa.
5. Internet Banking
Se você já é cliente da Caixa, pode verificar o saldo do seu FGTS diretamente no Internet Banking, sem a necessidade de um cadastro adicional.
6. Terminais de Autoatendimento
Nos terminais de autoatendimento da Caixa, disponíveis em diversos locais, também é possível consultar o saldo do FGTS. Você precisará do cartão cidadão e da senha correspondente.
Dúvidas Frequentes
É seguro consultar o FGTS online?
Sim, desde que você acesse os canais oficiais da Caixa Econômica Federal.
Preciso do Cartão do Cidadão para consultar o FGTS?
Não, você pode consultar através do site ou app apenas com o seu CPF.
O saldo do FGTS é atualizado diariamente?
Não, o saldo é atualizado mensalmente, após o depósito realizado pelo empregador.
Conclusão
Consultar o saldo do seu FGTS é mais simples do que parece. Com várias opções disponíveis, desde o uso da tecnologia até o atendimento pessoal, você pode facilmente manter o controle sobre esse importante recurso financeiro. Mantenha-se atualizado e faça o melhor uso possível desse benefício!
Deixe seu Comentário