Protesto em cartório: o que é e como limpar o nome?

Protesto nada mais é que ter seu nome negativado junto aos órgãos de restrição ao crédito, e o protesto em cartório é o status no qual sua dívida já foi registrada como tal. Isso acontece quando você tem uma ou mais dívidas que não foram pagas e a pessoa ou empresa credora foi a um cartório e registrou o não recebimento do valor da dívida.

Portanto, a partir de então, a dívida é oficializada e o nome do devedor passa a ser negativado ou como popularmente é conhecido, “nome sujo”.



Fui protestado, o que fazer?

Primeiramente, é importante saber o credor que lhe protestou, em segundo lugar, procurar o credor para que se faça a regularização da situação, quitando a dívida ou até mesmo negociando-a. Feita a regularização, o credor deve fornecer um documento que informe que o débito foi regularizado.

No cartório

Quando se é protestado, isto lhe trará um pouco de trabalho, todavia existe a possibilidade de regularizar a situação. Com o documento de débito dado pelo credor, deverás ir até o cartório de protestos e apresenta-lo, além da notificação de regularização fornecida também pelo credor e para finalizar os seus documentos, carteira de identidade e CPF. Então, o cartório fará a regularização com base no seu CPF, fornecendo assim uma certidão do débito.

Que tipos de dívidas podem ser protestadas?

Normalmente todos os débitos que se encontram pendentes podem ser protestados em cartório, podendo ser negativados em folha de cheques sem fundo, boletos em aberto, carnês de lojas, faturas, entre outros.

Como saber se meu nome está protestado?

Geralmente, antes do protesto, a empresa credora envia uma correspondência avisando sobre, caso não seja dado a devida carta, poderá consultar no Serasa, o SPC, sendo que em ambas as entidades você deve entrar no site para verificar o posto mais próximo de atendimento dos Órgãos de Proteção ao Crédito de sua cidade. Após saber qual o local mais próximo, compareça com RG e CPF para que seja feita a consulta. As consultas nestas locais são gratuitas, todavia poderá preferir pagar por uma pesquisa, por meio da empresa que presta este tipo de serviço. Outra forma de ser comparecer é ir a um posto do Ministério da Justiça, pois o mesmo saber sobre estas informações.

Meu nome foi protestado em outro município. Como fazer?

Não é necessário se deslocar. Se possui os dados em cartório de outra cidade, apenas procure outro cartório que faça o envio da Certidão de Protesto. Desse modo, não precisar viajar para quitar as dívidas.

A empresa que me protestou fechou. E agora?

Se o protesto for antigo e o credor encerrou seu trabalho, apenas compareça a um posto da Junta Comercial que lhe fornecerá os dados do antigo dono, assim poderá fazer o pagamento direto com o mesmo e regularizar-se.

Não consegui localizar o credo. Como fazer?

Caso o credor não ser localizado, terá de contratar um advogado para que peça a autorização para pagar a dívida em juízo, com a quitação, o juiz lhe dará a certidão que comprova o pagamento da dívida.

Todas as dívidas são protestadas?

Não, pois a maioria não protesta os clientes, apenas são colocados nos cadastros mais comuns como Serasa, Proteção ao Crédito, entre outros.

Os passos para limpar o nome protestado

Com todos os dados em mãos, procure a pessoa ou empresa que protestou e pague sua dívida. É a única maneira, limpar o nome é somente pagando a dívida. Caso necessite negociar a dívida para que consiga quitá-la, encontre as melhores condições para se fazer com os bancos ou agências.

É muito importante que não esqueça de pedir o comprovante de quitação, reconhecendo em cartório para que o papel seja validade. Este recibo que garante que a dívida foi paga. Após tudo isso, retorne ao cartório e mostre o comprovante e peça o cancelamento do protesto. No final, o cartório que fará a comunicação com o Serasa ou SPC para remover o protesto e limpar o nome.

Compartilhe este artigo!
  • 3
  •  
  •  
    3
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *