Plano de Contas: o que é? Para que serve?

Plano de contas

O controle e a organização das despesas de uma empresa estão entre as principais preocupações dos empresários. Ter as contas em dia é essencial para o futuro de qualquer empresa. Por isso, ferramentas para a gestão das contas podem auxiliar a melhorar a gestão financeira e contábil de uma pessoa jurídica.

O que é plano de contas?

Plano de contas, também conhecido como elenco de contas, é um conjunto das contas da empresa com o objetivo de reunir e organizar as contas da empresa de uma forma útil e detalhada. Ao invés de criar diversos planos de contas separados para cada tipo de conta que a empresa possui, o plano de contas permite reunir todas em um único documento.



A ideia principal é permitir que o empresário visualize melhor as suas contas e entenda a relação existente entre elas. Um plano de contas bem detalhado pode ser de grande utilidade tanto para o contador da empresa quanto para o seu dono.

Tipos de plano de contas

Existem diversos modelos de planos de conta e a escolha do tipo ideal depende de cada empresa. É muito importante que o plano de contas seja criado e desenvolvido com o auxílio de um profissional de contabilidade que saiba identificar as necessidades da empresa.

O modelo mais simples existente é aquele que apenas lista os tipos de contas principais e seus valores. Ou seja, ele não apresenta as subdivisões de cada conta, nem os setores responsáveis por elas. Esse tipo de modelo pode ser usado por empresas menores e que não necessitam de um controle muito detalhado de suas despesas.

Outro modelo muito conhecido é o modelo com subdivisões, em que cada conta é detalhada de acordo com as suas origens e suas subdivisões. Assim, não é apenas informado o gasto total de cada conta, mas também a origem específica deles. Por exemplo, contas com transporte são detalhadas em gastos com frete, correios, transportadora, etc. Esse modelo é sugerido para empresas de pequeno e médio porte que necessitam de um controle maior, mas ainda não desejam um plano de contas tão detalhado.

Assim, o nível de detalhamento de um plano de contas dependerá das necessidades de cada empresa. Empresas de médio e grande porte que buscam analisar de forma profunda suas contas provavelmente irão necessitar de um plano de contas personalizado, com diversas subdivisões. Nesses casos, um profissional adequado pode ser essencial para a criação de um plano ideal para o futuro e crescimento da empresa.

Benefícios

Entre as diversas ferramentas contábeis existentes para o controle e organização das contas, o plano de contas se destaca por atender as mais diferentes empresas. Por exemplo, empresas de pequeno, médio e grande porte podem se beneficiar ao utilizar um plano de contas personalizado.

Além disso, empresas que oferecem serviços e produtos diferentes podem utilizar planos para cada um de seus produtos. Quando for necessário reduzir despesas, será possível identificar exatamente que serviço ou produto não está mais se adequando ao estilo e ritmo da empresa. Essa técnica pode facilitar ainda mais a otimização e o crescimento saudável da pessoa jurídica em épocas de crise financeira.

Outro benefício interessante desse instrumento é a possibilidade de visualizar resultados de curto, médio e longo prazo. Cada plano pode ser confeccionado com prazos diferentes, agrupando contas mensais, semestrais ou anuais.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *