Perguntas Comuns em uma Entrevista de Emprego

As perguntas comuns em uma entrevista de emprego assombram muitas e muitas pessoas em buscam de uma posição de trabalho. Na maior parte das vezes, são perguntas que dão muita margem para interpretações, e geralmente confundem a cabeça das pessoas.

A verdade, é que muitas vezes as perguntas comuns em uma entrevista de emprego são razoavelmente simples de serem respondidas, basta algum preparo.



Por isso, separamos algumas dicas e algumas das perguntas comuns em uma entrevista de emprego para você entender o que é esperado do candidato em cada uma delas:

Regras gerais

Para toda pergunta que você for responder, mantenha a objetividade, não minta, pense antes de falar e tenha cuidado com contradições. É comum que algumas perguntas sejam feitas para observar se suas respostas são coerentes ou servem apenas para tentar agradar o entrevistador.

Além disso, cuidado com respostas ensaiadas. Entrevistadores percebem quando você estudou as perguntas comuns em uma entrevista de emprego e está com elas decoradas. Tente falar sempre de forma natural, sem dar impressões de falsidade.

Como você se imagina daqui a X anos?

Essa é uma pergunta na qual seus planos reais pouco importam. A empresa não quer saber de verdade quais são seus sonhos e objetivos. Tudo se resume a saber se você é uma pessoa com capacidade de planejamento, e se o seu planejamento é alinhado com as intenções da empresa.

Uma boa resposta é que você demonstre ambição de subir a partir daquele cargo que você está tentando obter. Jamais fale que você quer se mudar para fora do país daqui dez anos, por exemplo, pois isso demonstra que você não tem intenções de se comprometer com a empresa.

Qual seu maior ponto forte?

Nessa pergunta, a intenção é entender sua capacidade de gerar avaliações. É improvável que eles realmente considerem o ponto forte mencionado como algo de seu perfil, mas é importante não parecer muito pretensioso. Sua resposta deve ser uma habilidade útil para a empresa, e não deve parecer que você se considera a pessoa mais habilidosa do planeta.

Qual seu maior ponto fraco?

Essa pergunta é semelhante à anterior, mas é muito mais difícil. Existem dois erros muitos comuns nessa que é uma das perguntas comuns em uma entrevista de emprego: falar algo muito ruim, ou falar algo que simplesmente não é um defeito.

Não é uma boa ideia dizer, por exemplo, que você nunca consegue cumprir prazos, ou que sempre briga com todos os colegas de trabalho. Ao mesmo tempo, dizer que você é muito perfeccionista, ou que se preocupa demais com o bem estar dos outros é uma péssima resposta.

Faça uma análise verdadeira sobre algum defeito seu, que seja comedida, bem desenvolvida e que demonstre que você é capaz de perceber suas fraquezas e que trabalha nelas.

Por que você quer trabalhar aqui?

Você tem duas missões caso essa pergunta apareça: mostrar que pesquisou sobre a empresa e o que ela faz, e demonstrar que seus valores são compatíveis. Por isso, é importante pesquisa sobre a empresa e seus valores, elaborando uma resposta que demonstre seu conhecimento e que torne você um candidato compatível.

Qual a sua pretensão quanto à remuneração?

Cada vez menos comum, essa pergunta é outro problema. O ideal, aqui, é ser sincero. Uma empresa séria não vai prejudicar você se tiver um valor determinado para o cargo. Por isso, o ideal é ser sincero e realista quanto às suas expectativas, dando uma faixa de valor básica do que você espera. Lembre-se de adicionar que você sempre está disposto a negociar.

Fale sobre uma situação difícil e como você a resolveu

Essa é uma das perguntas comuns em uma entrevista de emprego, e é sempre útil pensar nela com antecedência. Na maior parte das vezes, essas perguntar tem a intenção de determinar como você tem a capacidade de avaliar situações, e qual seu método de decisão para resolvê-las.

Foque em situações profissionais e relevantes, e reconheça que ela não tem grande proporção, se for reduzida. Evite exemplos familiares ou desconectados do ambiente profissional.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *