Pagar INSS em atraso: como proceder?

Muitas pessoas acabam encontrando, na possibilidade de pagar o INSS em atraso, uma forma de garantir que a própria aposentadoria seja alcançada sem maiores complicações.

Uma das dúvidas que as pessoas mais tem hoje em dia com relação ao INSS é justamente o fado de que se elas podem contribuir em atraso para poder adiantar a aposentadoria, o que seria algo muito interessante não é mesmo? Com certeza, facilitaria a vida de muitas pessoas.



Bom, conforme eu mencionei no primeiro parágrafo, sempre que nós estamos nos referindo ao INSS, qualquer assunto acaba sendo categorizado como complexo. Nesse artigo, eu iriei tentar passar um pouco do meu conhecimento com relação a esse assunto, vou responder esses temas que estão abaixo:

  • Quem não precisa pagar o INSS em atraso;
  • Quem pode pagar o INSS atrasado.

Vamos as dicas!

Quem não precisar pagar o INSS em atraso?

Antes de calcular o necessário, como juros e multas, é importante pesquisar se você realmente pode pagar o INSS que se encontra atrasado. Nem sempre, a responsabilidade de pagar o INSS é sua. Se nós estamos nos referindo a um período que você estava trabalhando registrado em uma empresa por exemplo, nesse caso, é só você alegar para o órgão que você estava empregado, que após isso, eles já iram considerar esses anos de contribuição para a sua aposentadoria.

Para ajudar você a entender melhor como funciona tudo isso, eu vou passar agora uma pequena lista que representa as pessoas que não podem pagar o INSS atrasado, ou seja, pessoas que normalmente não se encaixam nessa lista de recolhimento. Segue abaixo:

  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores que costumavam atuar como autônomo prestando serviço para outras empresas ou para si mesmo como pessoa jurídica;
  • Em caso de empregos informais sem registro em carteira.

Se você trabalhava nessas condições, nem precisa perder o seu tempo calculando os juros e as multas para poder quitar o seu tempo de contribuição para o INSS que se encontra atrasado. Ao invés disso, procura encontrar uma forma de contar esse período, sem precisar pagar nada.

Quem pode pagar o INSS atrasado?

Agora que você já sabe quem são as pessoas que não precisam pagar o INSS atrasado. Você precisa ter o conhecimento para saber se você se encaixa nessa lista ou não, portanto, vamos a ela!

Conforme eu mencionei anteriormente, existem algumas questões que tornam o INSS um órgão bastante complicado de se trabalhar, para que você consiga se dar bem com ele, é muito importante que você procure ajuda junto ao recurso, ou até mesmo de um profissional que conheça de fato como funciona essa instituição governamental.

Basicamente, essas são as pessoas que podem pagar o INSS que se encontra em atraso. Segue abaixo:

  • O atraso se encontra maior do que 5 anos;
  • O atraso é menor do que 5 anos, porém, você nunca contribui como sendo um contribuinte individual;
  • O atraso é menor que 5 anos, e você gostaria de pagar o valor em atraso para período anterior ao primeiro recolhimento em dia na categoria ou cadastro da atividade exercida na Previdência Social.

Essas foram as dicas que eu tinha para você com relação a como, e quem deve pagar e pode pagar o INSS que se encontra em atraso. Para ter uma certeza maior com relação a isso, eu recomendo que você novamente procure um profissional qualificado para maiores orientações. Você pode conseguir isso indo a uma sede do INSS para conseguir orientação.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *