O que é lance embutido? Como ele funciona?

Se você investe em consórcios, precisa saber o que é um lance embutido. Uma das maneiras mais fáceis de se conquistar um imóvel de valor mais alto é através de um consórcio, no qual as taxas de juros são baixas e o tempo para seu pagamento é maior que em um empréstimo.

Essa modalidade funciona de acordo com sorteios mensais para os participantes envolvidos no consórcio, além de contar com lances que aumentam a chance de ser sorteado. Quanto maior o lance do cliente, maior será a chance deste ser contemplado, contudo não existe 100% de chance de ganhar mesmo tendo o maior lance do mês.



O lance embutido

O lance embutido é uma prática feita pelos participantes dos consórcios a fim de aumentar seu lance, aumentando assim sua chance de ser contemplado no final do mês com a carta de crédito. O lance embutido, em si, é um tipo de lance que você dará mesmo não tendo o valor em mãos. O lance dado é a partir do valor que já teria sido pago em suas parcelas mais o lance embutido, que é um valor “fictício” para aumentar o seu lance.

Contudo quando se faz este tipo de lance, ele automaticamente reduzirá o valor de seu consórcio. Por exemplo, um consórcio veicular que tem seu valor total de 50 mil reais no qual você dá um lance embutido de 10 mil reais e é contemplado gerará uma carta de crédito no valor de 40 mil reais. Isso ocorre pois o lance embutido nada mais é que um lance que será reduzido da sua carta de crédito.

Quais os limites dessa prática?

Assim como os lances tradicionais, o lance embutido também possui um limite para este tipo de uso. Na maioria dos locais que fazem os consórcios, o limite do valor embutido é de apenas 30% do valor total. Contudo pode haver variações de acordo com o local em que é feito o consórcio.

De acordo com o valor máximo estabelecido que um lance embutido pode ter, o valor final da carta de crédito será os 70% do valor restante. No caso de um consórcio de 200 mil, a carta de crédito terá um valor de 140 mil.

FGTS e lance embutido

Quando se trata do consórcio de imóveis, o consorciado poderá usar o fundo de garantia por tempo de serviço. Neste caso, o consorciado deve mostrar o extrato do FGTS e existe a possibilidade do uso de 100% do valor contido. Um exemplo pode ser o de um consórcio de 250 mil reais no qual você mostra o seu extrato do FGTS no valor de 20 mil reais. A carta de crédito recebida será de 230 mil reais, mas é interessante salientar que não existe desconto do consórcio, apenas do valor do FGTS.

Cuidados com o lance embutido

Mesmo aparentando ser a melhor forma de se conseguir sua carta de crédito é importante salientar que se deve tomar as devidas precauções com relação ao lance embutido pelo fato de não ser em qualquer momento lucrativo. Sempre que possível faça um lance com seu dinheiro e com maiores chances faça um lance embutido, não de um valor tão alto, mas que ajude a conseguir a carta de crédito o mais rápido possível.

Logo, o uso deste tipo de lance pode ser vantajoso ou não, dependendo da situação do participante do consórcio. Caso haja dívidas perto do vencimento e que poderão trazer a incidência de juros muito danosos, por exemplo, pode ser uma boa alternativa o uso do lance embutido para a obtenção rápida da carta de crédito.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *