Direito Penal

Esquema de pirâmide é crime?

Escrito por admin

Tempos de dificuldade econômica são especialmente propensos para o desenvolvimento do chamado esquema de pirâmide. Muitas pessoas que passam por uma situação financeira delicada são seduzidas por um discurso de dinheiro significativo e rápido, e acabam sofrendo as consequências negativas deste golpe.

Muitas vezes disfarçado de marketing multinível, o esquema de pirâmide geralmente consiste em um investimento em um certo produto, além de um esforço de trazer mais pessoas para o sistema de vendas da empresa. A cada nova pessoa, quem a recrutou recebe uma recompensa. Desta forma, torna-se mais importante trazer novas pessoas para o sistema do que vender, de fato, o produto.

Entenda o que é o esquema de pirâmide, e como ele é categorizado como crime no nosso país. Saiba quais são suas consequências jurídicas e os principais riscos públicos trazidos por essa prática:

Como funciona o esquema de pirâmide?

O Marketing Multinível é um sistema legal de vendas diretas. O problema é que muitas pessoas confundem o esquema de pirâmide com o famoso Marketing Multinível.

Obviamente, existem algumas diferenças entre esses dois estilos de mercado. Para ajudar você a entender melhor, explicamos um pouco sobre as principais características que normalmente são encontradas em um sistema de pirâmide:

Veja abaixo algumas das principais características:

  • Os produtos e serviços que são oferecidos não possuem um valor comercial, ou podem nem sequer existir, em muitos casos;
  • A remuneração dos participantes depende mais da indicação para recrutar outras pessoas do que das próprias vendas dos produtos.
  • Raramente é oferecido treinamento de vendas para os vendedores, assim como no Marketing Multinível;
  • No sistema de pirâmide, o recrutamento de novos integrantes é muito estimulado e há promessas de ganhar muito dinheiro fácil e rápido. Porém, quem realmente obtém lucro, são as pessoas que entraram primeiro no negócio, já que após um tempo a base não consegue mais recrutar pessoas e, por conta disso, o sistema se torna insustentável.

Como evitar um esquema de pirâmide?

Se você não tem conhecimento legal sobre esse assunto, uma excelente indicação de que a empresa em questão está fazendo atividades legais é o fato dela estar associada a ABEVD, que significa, Associação Brasileiras de Empresas de Vendas Diretas).

Caso a empresa que você está prestes a fechar negócio esteja conectada a essa associação, é quase que certo que as atividades da mesma estão dentro da lei.

Por isso, é muito importante que você faça todo processo de checagem possível para saber se de fato se trata de um programa de Marketing Multinível, ou se estamos falando de um sistema de pirâmide.

Antes de se associar a algum movimento com a intenção de lucro com isso, é muito importante que você pesquise bastante sobre ele, para que não venha a ter problemas no futuro com relação ao dinheiro que você recebe, ou até mesmo, a falta desse dinheiro.

Estamos falando da sua vida financeira, é muito importante que você procure fazer o possível para construir um negócio estável e sólido. Toda promessa excessiva deve gerar desconfiança, especialmente se não ficar claro o retorno sobre o produto ao qual a empresa efetivamente se presta a vender.

Deixe seu Comentário