Diferença entre aposentadoria pública e privada

É muito importante saber sobre as distinções entre a aposentadoria púbica e privada. Estas duas modalidades possuem peculiaridades, todavia possuem distinções importantes de se conhecer, a principal peculiaridade entre as duas aposentadorias é que ambas proporcionam tranquilidade financeira para seus clientes.

Independente da previdência, sendo a pública ou a privada, as duas, garantidas pela Constituição Federal de 1988, contudo, como dito anteriormente é importante saber quais as características de cada modalidade e qual se encaixa melhor em sua escolha.

Saiba qual a diferença entre aposentadoria pública e privada, em quais pontos ambas convergem e quais os principais pontos que você precisa saber para fazer uma escolha adequada:

Diferenças entre Aposentadoria Pública e Privada

A Previdência Privada não tem associação com a Previdência garantida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A Social, por sua vez, é um seguro controlado pelo Governo Federal concedido aos trabalhadores do Brasil. Por Previdência Social, estamos nos referindo à Previdência Pública, benefício de direito do contribuinte em geral do INSS.

Previdência Privada

As características principais relacionadas a previdência privada são um benefício que deve ter iniciativa de cada indivíduo, como o nome já fala. É de natureza particular, ou seja, opcional. A aposentadoria privada faz a complementação da aposentadoria pública. Sua fiscalização não é feita pelo INSS, mas sim pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). É chamada, ainda, de Previdência Complementar.

A previdência privada tem como possibilidade de ser utilizada em conjunto com o INSS como também pode custear projetos de vida ou também tipos de investimento que precisam de um maior capital. A previdência é uma formação de reserva individual e este benefício recebe no final todo o saldo que foi acumulado ao longo do tempo de pagamento.

Vantagens: é uma forma de complementa a sua aposentadoria, como também realiza projeções de vida, é um benéfico fiscal, existe a possibilidade de diversos investimentos , a sucessão patrimonial também é considerada e incentiva a disciplina dos previdenciários.

Desvantagens:

Ter de ficar sempre atento às taxas de administração comumente cobradas por gestores. Observe cláusulas contratuais. A insegurança na possibilidade de falência da empresa que contratou. Busque referências antes de fechar contrato e opte por instituições sólidas no mercado. Há uma margem de risco, e você deve ler e aprender o básico sobre o assunto para ter certeza de que está em boas mãos o investimento da sua vida.

Previdência Social

As características da previdência social têm como características que o INSS assegura uma renda ao contribuinte e ao trabalhador no momento de sua aposentadoria. Os trabalhadores de carteira assinada fazem uma contribuição automática para o INSS com no mínimo de 20% de seu salário. A classificação feita pela aposentadoria é pela idade, a qual ´de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens, sendo possível o recebimento do benefício por momento de contribuição.

O usuário da Previdência Social tem direito a auxílio-doença. Existe a garantia de direito do salário-maternidade. Existe a possibilidade de aposentadoria por invalidez. Há, ainda, garantida a pensão por morte.

Vantagens: Benefícios sociais que dão suporte ao trabalhador sob as situações mais variadas.

Desvantagens: O teto da aposentadoria pública é baixo, chega a R$ 5.531,31.

Algo que é certo é de que a previdência é muito importante para o futuro do trabalhador e que é contribuinte, pois fomenta assim a economia e também impulsiona o desenvolvimento do país, como também pessoal do contribuidor.

Analise qual é o tipo de benefício que atende às suas necessidades e que está de acordo com o seu perfil. Não deixe para mais tarde. Quanto mais cedo definir essa questão, mais rápido estarão assegurados seus benefícios.

Compartilhe este artigo!
  • 2
  •  
  •  
    2
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *