Como denunciar um crime virtual passo a passo

Compreender o que é e como denunciar um crime virtual é fundamental para combater e evitar essas práticas criminosas. Muitas vezes, devido à falta de orientação, conhecimento ou por medo, as pessoas deixam de denunciar e o criminoso permanece praticando os crimes.

Apesar de ser um assunto pouco comum no dia a dia das pessoas, um simples passo a passo pode auxiliar a entender como denunciar um crime virtual. Qualquer pessoa vítima de um crime dessa espécie pode e deve denunciá-lo.

O que são crimes virtuais?

 

Crimes virtuais são os crimes praticados através da internet ou computadores. Os criminosos buscam atingir a própria vítima ou apenas o computador dela. Alguns também buscam atingir uma rede de computadores completa, como as de empresas, organizações e órgãos públicos.

Independente do objetivo ou forma de praticar, esses crimes podem ser punidos a partir da denúncia, podendo levar a detenção do criminoso e ao pagamento de multa. Ao denunciar um crime virtual, será possível contribuir para impedir que esses crimes continuem.

Alguns dos exemplos de crimes virtuais são: roubo de informações, desvio de dinheiro de contas bancárias, sites falsos de compra eletrônica, crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação), ameaças, falsidade ideológica, entre outros.

crimes-virtuais-2

Passo 1: Coleta de informações

O primeiro passo para denunciar um crime virtual consiste em reunir as informações e dados do crime. A vítima deve salvar tudo que pode auxiliar a provar o crime cometido, desde e-mails, fotos de telas (print screen), dados do criminoso, conversas em redes sociais, entre outros. Ou seja, nessa etapa é essencial armazenar todos os materiais e arquivos que comprovem o crime.

Além disso, é importante salvar essas informações de forma segura e em mais de um local para evitar a perda dos arquivos e comprometer a denúncia que será realizada.

Passo 2: Registro

Após coletar todas as informações relacionadas ao crime, a vítima deve dirigir-se a um cartório e registrar esses arquivos em uma ata notarial. Essa ata é um instrumento público que registra os documentos e declara a veracidade deles, ou seja, confirma que os documentos são verdadeiros.

Assim, esses arquivos poderão ser utilizados como prova em uma futura ação judicial, pois o tabelião do cartório confirma a veracidade deles. Esse registro irá auxiliar a vítima a comprovar e denunciar um crime virtual.

Passo 3: Boletim de Ocorrência

A última etapa também está relacionada a um registro, que deve ser realizado em delegacias de polícia. A vítima do crime deve dirigir-se a uma delegacia de polícia e registrar um boletim de ocorrência sobre o ocorrido. Algumas cidades no país possuem Delegacias Especializadas em Crimes Cibernéticos, mas esse registro pode ser feito em qualquer delegacia por todo o país.

O boletim de ocorrência é um documento fundamental no processo de denunciar um crime virtual, pois permite que seja instaurado um inquérito policial para realizar a apuração do crime, ou seja, a investigação.

Após essas três etapas, a denúncia do crime virtual estará completa e cabe a vítima aguardar a investigação policial. Embora muitos casos possam não ser solucionados, a denúncia é a melhor forma de evitar que os criminosos sigam praticando esses crimes. Assim, a partir desse momento, é essencial que a vítima busque se proteger e auxiliar outras pessoas vítimas de crimes virtuais.

Compartilhe este artigo!
  • 1.8K
  •  
  •  
    1.8K
    Shares

34 Comments

  1. Estou sendo ameaçada o que fazer não sei o que que fazer

  2. Siga o procedimento a cima! Tire foto da tela arquive e vá ao cartório para registrar esses arquivos, se tiver chamadas restritas peça para a operadora da sua linha, fornecer o histórico e registre tbm! Quando tudo tiver em mãos faça a ocorrencia numa delegacia para as investigaçoes começarem ! E se algo acontecer nesse periodo ja ficará mais facil a localizar e assim vc poderá encontrar e processar!

  3. nossa empresa foi invadida, edtao cibrando moedas bitcoins, raptaram todos os arquivos de nossa 3mpeesa .
    quais os cuidados para nunca mais acontecer??
    pois nao vamos pagar porra nenhuma

  4. estou sendo chantageada , sob ameaça de publicaçao de fotos intimas , sem minha autorizaçao no facebook

  5. Meu ex namorado fez uma postagem e esta repassando nos grupos de whatzappcom calúnia, difamacao e ameaça alem disso anexou fotos minhas e da minha família inclusive do meu filho de 6 anos expos todos nos sem autorização.

    Porem recebi apenas uma cópia da mensagem nao tem nada que comprove que foi ele que enviou soliciteu print pras pessoas desse grupo ninguém me enviou com medo de se comprometer.
    Quero denunciar e proceder conforme a lei entao gostaria de saber se com essa copia e o número do whatzapp dele consigo fazer isso?

    • Embora esse WhatsApp seja complicado, me diga, nessa imagem que você recebeu aparece o número do telefone de alguém?

      É o caso de procurar a polícia.

      O fato é agravado ainda por ter um menor envolvido.

  6. Fui vítima de uma quadrilha que toca o terror no site da OLX…fiquei no prejuizo de 3000 reais por tentar comprar um veículo desse site que pra mim devia arcar com as consequências Mesmo pq eles estão disponíveis como aplicativo na play store como se fossem pessoas idôneas que disponibilizam a compra de produtos com garantia e fiscalização de sistemas…acho isso um absurdo pois baixei o aplicativo a três dias e vai numa furada e tanto…eles deixam qualquer um usar o site pra publicarem vendas…isso devia ser contra a lei pois eu vi esses golpistas em outros anúncios no mesmo site e usando a mesma cidade e até mesmo o mesmo produto a baixo custo pra atrair suas vítimas assim como eu…queria processar os organizadores desse site que pra mim é o maior culpado por esse crime de lesão que passei….Pois eu tenho nota fiscal recibo de compra comprovante de pagamento e gravações e fotos de uma empresa que não existe e pior…ainda tenho até o endereço das pessoas que retiraram o dinheiro na agência da caixa e não consigo fazer nada…e aí…agora me diz essa OLX não deve ter responsabilidade nenhuma quanto a isso??? Até cnpj falso essa quadrilha tem…inclusive eu tenho uma nota fiscal eletrônica de que pedi ao contador pra fazer no número do CNPJ deles que ao lançar a NF no sistema apareceu os dados de uma empresa idônea…como assim???
    Isso é dimais pra pessoas comuns como eu…os responsáveis pela organização deviam ter a responsabilidade de fazer desse site um meio seguro de compra e venda assim como o aplicativo do mercado livre….é o mínimo que eles poderia fazer Pra poderem continuar funcionando….e mesmo que a OLX fosse uma empresa sem fins lucrativos..os departamentos de segurança pra crimes virtuais já deviam ter bloqueado esse site a muito tempo pq existem milhares de denúncias contra a OLX….isso é um absurdo…tanta gente sendo mesada e tanto criminoso com oportunidade de agir….o que devo fazer??

    • Prezado amigo,

      Tanto o Olx quanto o Mercado Livre quanto um site que possuo, com exceção de alguns serviços que os dois primeiros oferecem, são sites de classificados e não de vendas. Quando for utilizar sites desse tipo encare como um jornal, que quando procura os classificados, pode desde fazer um bom negócio ou um péssimo com aquela pessoa que deixou o anúncio lá.

      Não creio que o serviço “garantido” (Mercado Pago) do Mercado Livre esteja disponível para veículos, bem como com certeza o “Mercado Envios” não está. Se o primeiro estiver eu não recomendo nem para o vendedor e nem para o comprador, pois diferentemente de bugigangas diversas, veículos tem suas peculiaridades que exigem vários cuidados na negociação que deve ser feita olho no olho, com encontro em lugar seguro, e sem adiantamentos e depósitos em conta com testes, exames de documentação e até perícia se houver dúvidas.

      Isso que você descreveu é um problema de segurança pública, ou seja, a polícia tem que ser acionada.

    • Eu também fui vítima hoje de 75,00 com um anúncio de tv led de 22 polegadas

  7. Tem uma pessoa que esta me difamando no facebook mandando msg para meus familiar e pessoas que nunca vi na vida ,alem disso ela esta divulgando o meu endereço para outras pessoas..Queria saber como proceder ..ja fiz o b.o online pois a policia civil do meu estado ta em greve mas ate hoje nao colheu meu depoimento.Eu idiota coloquei essa maluca dentro da minha casa,tenho prova de tudo que estou dizendo inclusive ela confessando que nao tem inteligencia emocional..Ha algo a fazer ???

  8. Milena Juliana Croce

    Acabei de sofrer injúria e calúnias. A pessoa entrou nos meus contatos puxou assunto com alguem.
    Há 3 anos atrás uma pessoa inventou uma mentira descabida a meu respeito. Na época eu não quis fazer nada. Só comentei na minha rede social. Mas não tomei nenhuma providência legal. Agora um rapaz que se dizia interessado em mim, não gostou de ter levado um fora e descobriu essa mentira a meu respeito e falou coisas horríveis. Eu tenho como provar que toda essa história não passou de uma mentira causada por inveja. Coisa de cidade pequena.
    Como proceder. Pois minha cidade não tem nem delegacia… preciso acabar com isso urgente… alguém por favor me ajuda!!!

  9. Estou sem ameaçado por uma moça hackeou meu celular e pegou um vídeo meu íntimo e vai postar para todos meus amigos do Facebook. Ela é dos Estados Unidos

  10. Nísia Carneiro Leão

    Recebi via WhatsApp uma série de comentários impróprios inclusive me acusando da culpa da morte de uma pessoa. Me chamando de puta, louca, negra escrota, complexada, chamando o Recife de bosta e me mandando cheirar crack. Que eu nasci pra ficar no lodo de Recife, mandou me foder, que sou estilhaço de aborto, que eu não sei quem é o meu pai nem minha mãe, que sou a Marlene Matos de Afogados entre outras coisas.

  11. Meu amigo de portugual foi hackeado por um baiano do brasil, oque fazemos?

  12. Registrar no cartório tem custo?

  13. UBIRATAN CARVALHO

    Nossa! Vi umas fotos com crianças em um site com certo conteúdo pornográfico. Por isso as pessoas não denunciam. É muito complicado. Ir no cartório, depois na delegacia, isso leva muito tempo pra quem tem vida corrida. Nesse caso, a pessoa só vai se ela for a vítima. … No site da Polícia Federal, como orientam os sites, não encontrei o link para denunciar.

  14. Como faço pra denunciar pessoas q tão rackiando meu ZAP e minhas ligações e ficam falando do que eu falo e converso no ZAP na rua p cidade toda
    O que faço? Me ajudem

  15. Cleonice ferreira da Silva

    fui ameaçada pela internet e caluniada, e a pessoa expôs foto minha com meu filho. Não era amigo em comum.

  16. Cleonice ferreira da Silva

    Se todos usasse internet, para o q é necessário, não haveria crime algum. vamos cuidar da própria vida.

  17. Quero fazer uma denúncia de um fecebook o nome da pessoa e claudio castro ele botou uma foto minha com ele só que eu não aquela foto no fecebook dele eu já perdi pra ele tira só que ele não tiro a foto do fecebook dele claudio p castro

  18. uma professora foi incluída em um site de grupo com alunos para interação em ead com alunos e professor, porém em uma troca de informações entre alunos e professor sobre um determinado assunto um dos alunos realizou muitos questionamentos não pertinentes e passou a agredir e pegou vários comentários da professora e colocou em outro site que não tinha nada a ver e a professora começou a receber palavras pesadas de pessoas desse site onde o aluno teria colocado os comentários da professora em outro ambiente, queria saber como devo proceder com essas questões que são crimes nas redes sociais ?

  19. Me ajude por favor , respondi alguns dados de um site dissendo que tinha ganhado um iPhone 6S , e mesmo sem eu ter apertado ele enviou automaticamente…não sei o que eu faço , me ajude por favor !

  20. Minha cunhada, nunca gostou de mim, mas agora mandou uma mensagem de voz pro mensseger do meu marido pelo mensseger de uma amiga dela me chamando de safada. Isso cabe um processo?

  21. Fui vitima de um golpista que apareceu no meu face, ele se dizendo General americano, dizendo que qria uma esposa e era viuvo e precisava que alguem o ajudasse a pagar as bagagens que estavam vindo do afeganistao que no caso tinha joias e dolares, me dizendo que vinha pelo tal de correio diplomatico e eu tinha que pagar a alfandega 4.850,00 reais e paguei esse dinheiro, e qdo foi no outro dia veio com outra historia pra mim pagar 16.000,00 mil reais e como eu n tinha como pagar mais ele esta me, e o pior que forneci meu endereco, mais como moro alugado ja sair da casa o que faco como denuncio

  22. Claro que ngm vai denunciar, olha o tanto de burocracia. A pessoa foi lezada e ainda tem que ter um trabalhão desses. Brasil né mores

  23. Eu e minha namorada fomos ameaçados por um homem com audios no whatsapp, temos o numero dele e os audios, mas ñ sei como proceguir, poderia me ajudar? Tambem ñ sei como transferir esses dados para outro lugar (pois estão todos no meu cell), o q eu faço???

  24. Fui golpiada pelo fecee passei tds dados rg .cpf.e comprovante de residencia tenho o nome sujo sera ke corro algum risco

  25. Vitoria santos

    Fui vitima de um site ficticio das casas bahia,no qual o pagamento foi pelo boleto.tem como recorrer ao valor pago?

  26. Ivonida dos Santos Paranhos

    Meu vizinho Marcos com a mulher tem um equipamento que via satélite rackea qualquer cel descobre senha, entram através do email ou rede social, descobrir qdo meu face foi bloqueado, ele havia clonado e roubado meus dados, tentei dificultar comprei outro cel, outro clip e descartei o antigo, aí ele não conseguido usar estão me ameaçando de morte. O homem incumbido é Rafa, tentei fazer uma denúncia mais é difícil complicado, burocratico, estou vários dias sem sair de casa, pois tem que fazer o BO pessoalmente. Complicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *