Qualificação Profissional

Cursos Gratuitos SENAC SBC – Inscrição e Vagas

Escrito por admin

Há muitos anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial realiza uma importante função social na formação de profissionais especializados em certas atividades demandadas em sua região. Os moradores de São Bernardo do Campo, por sua vez, podem aproveitar os cursos gratuitos SENAC SBC deste ano e do início de 2018 com algumas de suas agendas e intenções já divulgadas.

Embora nem todos os cursos ministrados tenham sido informados, as principais áreas do ensinamento já são sabidas, e a boa notícia é que elas serão abrangidas, novamente, pelo Programa de Gratuidade SENAC.

Isso significa que os interessados que não podem pagar pelo valor regular do curso podem acessá-los de forma gratuita, sem nenhum distinção de tratamento, através de bolsas integrais disponibilizadas pela instituição, desde que cumpra certos requisitos mínimos.

Saiba mais sobre quais são as áreas dos cursos gratuitos SENAC SBC, como participar do Programa de Gratuidade, e como fazer as inscrições para o aprendizado:

Quais serão os cursos disponíveis?

Os cursos gratuitos SENAC SBC são bastante amplos, e incluem até mesmo formações completas em cursos técnicos reconhecidos. Além disso, cursos de qualificação e workshops mais curtos também fazem parte da programação estabelecida entre 2017 e 2018, como já é tradição na instituição.

Em geral, os cursos adaptam-se às demandas e características econômicas do presente. Por isso, os principais esforços serão reunidos em áreas ligadas ao turismo, ao desenvolvimento de atividades intelectuais e a alguns segmentos industriais.

Por isso, destacam-se cursos de condutor de turismo de aventura, harmonização gastronômica, Oficina de DJ, Oficinas de criação de roteiros, cursos de gerenciamento de produção, esmaltação e jardinagem, por exemplo.

Quais os requisitos para a gratuidade no SENAC?

Via de regra, os cursos do SENAC em todo o Brasil possuem um valor a ser pago para a maior parte das categorias. Tendo o intuito de desenvolver profissionais cada vez mais capacitados, no entanto, a instituição oferece o programa SENAC Gratuidade, que consiste no fornecimento de bolsas integrais para estudantes que estejam interessados nos cursos e carreiras de formação da instituição.

É necessário considerar, no entanto, que o SENAC Gratuidade, o PSG, apresenta alguns requisitos. Em primeiro lugar, é necessário que a renda familiar da pessoa inscrita no PSG não seja superior a dois salários mínimos por pessoa que componha o núcleo familiar. Além disso, é necessário que o aluno não tenha abandonado nenhum curso do SENAC nos últimos dois anos. Se o tiver feito, será necessário esperar que o tempo passe para poder realizar a matrícula com a bolsa integral.

Vagas gratuitas através do PRONATEC

Outra opção de gratuidade além do Programa SENAC de Gratuidade é recorrer ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Neste caso, as bolsas são exclusivamente disponibilizadas para a formação de cursos técnicos, e não para outras categorias educacionais do SENAC.

As inscrições do PRONATEC devem ser feitas através do portal do MEC, e não através do SENAC local, como ocorre com o PSG.

Como inscrever-se nos Cursos Gratuitos SENAC SBC?

As inscrições nos cursos gratuitos SENAC SBC podem ser diretamente feitas na sede da instituição em São Bernardo do Campo, nos telefones do local ou online. O endereço da instituição é na Avenida Senador Vergueiro, número 400, no centro da cidade. O telefone central é o (11) 4336-7900. O contato pode ser feito nos dias úteis das 8:00 às 21:00, sem interrupções no horário de almoço.

Deixe seu Comentário