Qualificação Profissional

Cursos Gratuitos SENAC Pernambuco (PE) – Inscrição e Vagas

Escrito por admin

Os Cursos Gratuitos SENAC Pernambuco são uma opção cada vez mais atrativa para profissionais de todas as idades encontrarem oportunidades de especialização e, até mesmo, o desenvolvimento de uma nova carreira.

Através destes cursos, é possível atualizar-se, aprender novas habilidades ou dar início a uma nova carreira, com colocação mais garantida e sólida no mercado de trabalho. Ainda melhor, é a oportunidade de realização dos Cursos Gratuitos SENAC Pernambuco dentro dos cursos técnicos geralmente pagos.

Isso é possível através da disponibilização de bolsas da própria instituição ou, por vezes, do governo Federal (como é o caso do PRONATEC). Além dos técnicos, diversos outros cursos de menor duração são disponíveis na instituição, o que garante que você certamente encontrará uma oportunidade que esteja de acordo com seus interesses.

Saiba mais sobre os Cursos Gratuitos SENAC Pernambuco, como acessar as bolsas e quais são as opções disponíveis para os anos de 2017 e 2018, atualmente:

Quais são os Cursos Gratuitos SENAC Pernambuco?

Em Pernambuco, o SENAC atua desde 1946 através de suas unidades fixas e móveis. A maior parte dos Cursos Gratuitos SENAC Pernambuco são oferecidos nas unidades fixas, exceto aqueles de curta duração que apresentam locais itinerantes de realização.

São, no total, mas de 150 tipos de cursos distintos, que envolvem o setor turístico, áreas de saúde, de estética, de produção cultural, comunicação e diversos cursos técnico-administrativos. Além disso, vários cursos de desenvolvimento de habilidades, como os de informática e de idiomas, por exemplo, são fornecidos todos os anos – muitos deles de forma gratuita, sem a necessidade de solicitação de bolsas de estudo.

Para o ano de 2017 e 2018, destacam-se especialmente os cursos na área de estética, especialmente os cursos de depilação e de manicure e pedicure. São cursos que, além de tratarem da realização do serviço, em si, ensinam as profissionais a lidarem com questões sanitárias e de gerenciamento, focando no profissionalismo completo da estudante.

Quais os requisitos para a gratuidade no SENAC?

Via de regra, os cursos do SENAC em todo o Brasil possuem um valor a ser pago para a maior parte das categorias. Tendo o intuito de desenvolver profissionais cada vez mais capacitados, no entanto, a instituição oferece o programa SENAC Gratuidade, que consiste no fornecimento de bolsas integrais para estudantes que estejam interessados nos cursos e carreiras de formação da instituição.

É necessário considerar, no entanto, que o SENAC Gratuidade, o PSG, apresenta alguns requisitos. Em primeiro lugar, é necessário que a renda familiar da pessoa inscrita no PSG não seja superior a dois salários mínimos por pessoa que componha o núcleo familiar. Além disso, é necessário que o aluno não tenha abandonado nenhum curso do SENAC nos últimos dois anos. Se o tiver feito, será necessário esperar que o tempo passe para poder realizar a matrícula com a bolsa integral.

Vagas gratuitas através do PRONATEC

Outra opção de gratuidade além do Programa SENAC de Gratuidade é recorrer ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Neste caso, as bolsas são exclusivamente disponibilizadas para a formação de cursos técnicos, e não para outras categorias educacionais do SENAC.

As inscrições do PRONATEC devem ser feitas através do portal do MEC, e não através do SENAC local, como ocorre com o PSG.

Como se inscrever?

Para quem pretende se inscrever em um dos Cursos Gratuitos SENAC Pernambuco, é importante conferir quais são as opções da unidade fixa em sua região. Caso não exista nenhuma unidade próxima, vale a pena conferir o site da instituição ou ligar diretamente para a sede do SENAC Pernambuco para solicitar informações a respeito dos cursos programados em breve em sua região.

Deixe seu Comentário