Qualificação Profissional

Cursos Gratuitos SENAC Ceará (CE) – Inscrição e Vagas

Escrito por admin

Ao longo de todos os anos, os Cursos Gratuitos SENAC Ceará são disponibilizados através dos programas de gratuidade e de financiamento federal (nos casos dos cursos técnicos completos). Através deles, muitas pessoas desenvolvem uma carreira profissional altamente especializada, tendo a passagem por uma instituição reconhecida e respeitada, como o SENAC.

As opções variam bastante, desde cursos totalmente gratuitos para quem tiver interessante, até cursos que geralmente são pagos, mas que podem ser realizados com o auxílio de uma bolsa integral para aqueles que preencham os requisitos ao demonstrar origem de baixa renda.

Não é apenas através dos Cursos Gratuitos SENAC Ceará que a instituição auxilia a formar profissionais de alto nível. Na verdade, muitos trabalhadores iniciam suas carreiras por todo o Brasil em programas de gratuidade na formação profissional do SENAC.

No Ceará, por exemplo, a instituição é responsável pela qualificação de mais de 2,5 milhões de pessoas, o que representa um gigantesco número de pessoas que tiveram a oportunidade de carreiras mais sólidas através deste serviço.

Saiba mais a respeito dos Cursos Gratuitos SENAC Ceará, quais são suas áreas e como inscrever-se para uma das vagas disponíveis:

Áreas dos cursos já anunciados

Para os anos de 2017 e 2018, os Cursos Gratuitos SENAC Ceará serão especialmente focados em áreas relacionadas ao turismo, à beleza, à moda, à tecnologia e ao aprendizado de idiomas.

No setor turístico, por exemplo, o curso técnico em cozinha é um dos principais destaques, oferecendo uma formação completa de duração de treze meses. Além disso, diversos outros curso de 20, 40 e 60 horas, relacionados a habilidades específicas dentro da cozinha, serão oferecidos. Também serão disponibilizados cursos de idioma para todos os níveis de inglês e de espanhol, com diferentes especialidades, de acordo com o setor profissional no qual se pretende atuar.

Nas áreas de estética e moda, cursos técnicos de Costura, Modelista, Barbeiro, Manicure e Pedicure, Depilador e Massagista são os grandes destaques. Para quem já tem alguma habilidade nessas áreas, pode-se recorrer a opções mais curtas, relacionadas a técnicas específicas.

Cursos de informática também marca grande presença entre os Cursos Gratuitos SENAC Ceará. Neste caso, são especialmente cursos de curta duração, para o desenvolvimento de habilidades, como básicos de informática, e diferentes níveis relacionados a editores de planilhas digitais.

Quais os requisitos para a gratuidade no SENAC?

Via de regra, os cursos do SENAC em todo o Brasil possuem um valor a ser pago para a maior parte das categorias. Tendo o intuito de desenvolver profissionais cada vez mais capacitados, no entanto, a instituição oferece o programa SENAC Gratuidade, que consiste no fornecimento de bolsas integrais para estudantes que estejam interessados nos cursos e carreiras de formação da instituição.

É necessário considerar, no entanto, que o SENAC Gratuidade, o PSG, apresenta alguns requisitos. Em primeiro lugar, é necessário que a renda familiar da pessoa inscrita no PSG não seja superior a dois salários mínimos por pessoa que componha o núcleo familiar. Além disso, é necessário que o aluno não tenha abandonado nenhum curso do SENAC nos últimos dois anos. Se o tiver feito, será necessário esperar que o tempo passe para poder realizar a matrícula com a bolsa integral.

Vagas gratuitas através do PRONATEC

Outra opção de gratuidade além do Programa SENAC de Gratuidade é recorrer ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Neste caso, as bolsas são exclusivamente disponibilizadas para a formação de cursos técnicos, e não para outras categorias educacionais do SENAC.

As inscrições do PRONATEC devem ser feitas através do portal do MEC, e não através do SENAC local, como ocorre com o PSG.

Deixe seu Comentário