Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Uma das principais dúvidas de pessoas jovens ou experientes na hora de tentar uma nova posição profissional é como se comportar em uma entrevista de emprego. A verdade é que cada empresa é diferente e busca um tipo específico de profissional, o que torno o comportamento ideal em um local menos adaptado ao outro.

Mesmo assim, existem algumas dicas gerais que auxiliam todas as pessoas a buscam uma forma adequada sobre como se comportar em uma entrevista de emprego. Dessa forma, você aumenta suas chances de causar uma boa impressão logo nas primeiras oportunidades.



Confira essas dicas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego:

Tente agir calmamente

Se você é uma pessoa nervosa, está tudo bem. A verdade é que recrutadores estão acostumados a ver pessoas um pouco nervosas o tempo inteiro, e isso não vai prejudicar você. O importante é tentar agir de maneira calma.

Seu nervosismo só será prejudicial se começar a se destacar mais do que seu comportamento comum, por isso manter a calma na medida do possível já será suficiente neste aspecto.

Contato visual favorece você

Ao perguntarem sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, muitas pessoas tem dúvidas sobre para onde olhar ao responder uma pergunta. A regra geral é fazer contato visual com a pessoa com quem você está interagindo. Se houver um único entrevistador, olhe para ele. Se houver mais de uma pessoa, tente dividir a atenção de forma natural, como se fosse uma conversa.

Utilize linguagem adequada

Não é necessário usar mesóclise para se sair bem em uma entrevista de emprego. Evitar erros, gírias e palavrões, no entanto, sempre é importante. Comunicar-se bem e com eficiência é essencial em qualquer tipo de emprego, e se você usar linguagem adequada já gera boas impressões.

A intenção não é fazer as pessoas acreditarem que você é uma pessoa recatada que nunca usa palavrões, é simplesmente demonstrar que você tem domínio da linguagem e sabe utilizá-la apropriadamente em cada ocasião diferente.

Simplicidade e objetividade são essenciais

Responda aquilo que for perguntado para você da melhor forma possível. Uma das principais dúvidas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego é quanto falar quando for necessário.

É comum que peçam para que você conte alguma história relacionada ao seu passado profissional, por exemplo. Neste caso, conte as partes importantes da história – não é necessário ater-se a detalhes que possuem pouco peso, nem às suas opiniões pessoais que não sejam relevantes para o andamento daquela história.

Não minta

Nunca, sob hipótese nenhuma, minta em sua entrevista de emprego. Essa deveria ser, aliás, a regra número um sobre como se comportar em uma entrevista de emprego. Siga essa dica já em seu currículo. Uma das formas mais eficientes de eliminar alguém de uma entrevista é comparar respostas da entrevista oral com as informações fornecidas no currículo em questão.

Optar pela verdade evita que você seja encurralado com perguntas difíceis, deixando você nervoso e em uma situação difícil de escapar.

Honestidade, mas com limites

Não mentir não significa ser uma pessoa que fala todas as verdades sem filtro nenhum. Imagine que você saiu de seu emprego anterior após uma briga terrível com seu chefe, com várias trocas de palavras pouco profissionais. Se você for perguntado sobre isso, não é necessário dizer que houve uma briga recheada de palavrões e cabeças quentes.

Não há nenhum problema em contar que houve uma série de discordâncias a respeito do método de trabalho, mas contar que você é uma pessoa que perde a cabeça com seu próprio chefe pode resultar na perda da tão desejada vaga de emprego.

Evite discussões longas

Uma das regras importantes sobre como se comportar em uma entrevista de emprego é entender que não se trata de um ambiente para reforçar suas visões e crenças. Você não está em um diálogo normal, e seu comportamento está sendo avaliado. Evite teimar muito durante o processo, para evitar a ideia de que você se engaja em discussões desnecessárias.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *