Mercado Imobiliário

Como funciona o aluguel de garagem?

Escrito por admin

Para que você possa entender melhor sobre como funciona o aluguel de garagem, este artigo tratará doas principais maneiras de realizar o procedimento, quais são as dicas e cuidados básicos necessários para que tudo ocorra sem surpresas.

Esse tipo de informação será muito interessante para você caso esteja levando em consideração alugar garagem no seu condomínio. Porém, é importante você saber se existe algum tipo de taxa para que você tenha uma vaga extra para o seu carro ou algo do tipo. Confira essas dicas para garantir que seu aluguel de garagem ocorra tranquilamente:

Quais os motivos para alugar uma garagem?

O motivo que leva alguém a alugar uma garagem pode variar bastante. Em alguns condomínios, nem mesmo há o espaço destinado para os veículos, ao passo que outras pessoas já estão ocupando sua(s) vaga(s) e precisam de espaço adicional para outros veículos.

Além disso, dependendo do local onde você vive, deixar o veículo na rua durante toda a noite pode parecer algo simplesmente inviável em função da violência urbana.

Qualquer que seja o motivo, existe um trabalho importante pela frente, para garantir que você encontre a vaga certa e, ainda mais importante, não a perca sem o devido tempo de aviso de antecedência.

Comece pelo começo!

Para que você possa fazer aluguel de garagem, em primeiro lugar é necessário saber se tem existe a disponibilidade no condomínio! Em alguns condomínios, o dono do imóvel tem apenas uma vaga de carro disponível. Nesses casos, é muito comum que simplesmente não existam vagas, porque todas já estão ocupadas ou, então, já foram locadas.

Se você não tiver pressa, busque saber com a administração do prédio quem já está alugando e faça uma lista sobre quem são essas pessoas. É normal que os contratos acabem, que pessoas se mudem e que apartamentos se desocupem, disponibilizando vagas a serem alugadas. Nesse momento, você deve estar de prontidão para assegurar a vaga para você!

Uma dica muito importante para conseguir esse tipo de informação é participar da reunião de condôminos, através dela, você vai conseguir conversar com pessoas ou até mesmo com o síndico do seu condomínio para que ele possa ajudar você a entender se existe alguma vaga de carro para alugar ou caso você esteja querendo alugar a sua, ele pode informar aos outros condôminos que você está oferecendo esse serviço.

Procurando fora do condomínio

Para que você consiga um bom aluguel de vagas, pode ser necessário que você saia do seu condomínio e veja o que pode encontrar fora dali.

Nem todo condomínio permite a locação para não-condôminos, e este é um fator que exige bastante atenção – esteja você alugando sua própria vaga, ou ocupando a vaga de alguém que a possui.

Quanto cobrar por um aluguel de garagem?

Se é você quem está ofertando a vaga, existem algumas dicas de precificação. A prática mais comum para se determinar o preço do aluguel de uma garagem em condomínio é cobrar 1% do valor total do veículo. Esse valor, normalmente é cobrado no final do mês. Por vezes, ainda, realiza-se uma comparação com o valor médio do aluguel do apartamento que detém aquela vaga.

O prazo correto

Outro fator muito importante é determinar o prazo de aluguel de garagem de forma a não prejudicar você, nem gerar surpresas. Esteja você na posição de locador ou locatário, é necessário que o prazo seja longo o suficiente para que não seja uma solução meramente temporário, mas o contrato não pode comprometer você a uma locação de tempo muito superior à sua expectativa de estar naquele local ou de disponibilizar aquela vaga.

Em outras palavras, uma boa sugestão é um contrato com possibilidade de aumento do prazo de acordo com a necessidade específica de cada uma das partes contratantes.

Deixe seu Comentário