Como fazer um currículo bem feito?

O primeiro passo para ser selecionado para uma vaga de emprego é, sem dúvidas, fazer um currículo bem feito. Um currículo bem feito pode não garantir a vaga para você, mas é a primeira impressão que você gera na possível empregadora. Isso significa que você já começa o processo seletivo com alguns pontos adicionais.

Para além disso, é necessário considerar que um péssimo currículo também pode ser a causa de uma rejeição imediata. A boa notícia é que fazer um currículo bem feito não é difícil – pelo contrário: um bom currículo foca na objetividade, simplicidade e informações úteis.



Muitas vezes, fazer um péssimo currículo dá muito mais trabalho do que apostar no simples e ser bem avaliado!

Confira como fazer um currículo bem feito, e aumente suas chances no próximo processo seletivo para uma vaga de emprego:

Objetividade e informações relevantes

Ser objetivo em um currículo é um dom que você precisa aprender a desenvolver. Um dos grandes segredos é saber selecionar quais informações são relevantes e quais informações não são relevantes para aquela vaga.

Em nada adianta um currículo cheio de experiências irrelevantes apenas para parecer mais recheado em vagas que nada tem a ver com essas experiências. Um bom currículo tem uma ou duas páginas, e entre colocar experiências irrelevantes ou deixar o currículo um pouco mais curto, opte pela segunda opção.

Disponibilize dados para contato

Você se surpreenderia se soubesse quantos bons candidatos são eliminados por não fornecerem dados para contato atualizados ou claros em seu currículo. É importante oferecer um contato de e-mail e um número de telefone que ainda estejam ativos. Por isso, sempre confira se o seu currículo possui seus contatos atuais.

Além disso, cuidado com e-mails antigos. Se você possui apenas um contato feito aos 13 anos, com o nome de sua banda favorita, considere fazer um endereço mais profissional para você.

Evite fotos e dados desnecessários

A regra de ouro sobre fotos é: nunca coloque, a menos que o empregador solicite uma. Muitas pessoas mantiveram o antigo hábito de adicionar uma foto 3×4 em seu currículo mesmo quando ela não é solicitada. Isso gera uma impressão esquisita sobre qual o recado que você passa ao enviar o currículo.

Além disso, ao adicionar os dados, informe apenas o que é relevante: nome completo, contatos, informações básicas exigidas pela empresa. Nada de CPF, endereço completo e número do RG. Essas informações são desnecessárias, vão contra a objetividade de seu currículo e são, no mínimo, esquisitas de serem encontradas em um currículo.

O currículo deve adequar-se à vaga

Se possível, dê alguns toque finais no currículo para cada vaga que você quer se aplicar. Uma boa dica para fazer um currículo bem feito é ter uma versão do currículo com todas as suas experiências e habilidades e, para cada vaga que você se inscreve, fazer uma nova versão mantendo apenas o que é relevante para ela.

Escolaridade, Trajetória Profissional, Outros conhecimentos e habilidades

Neste aspecto, também é essencial fazer uma boa “pode” do que importante. Em geral, os principais itens de um currículo são a escolaridade, as experiências profissionais e os outros conhecimentos e habilidades.

Exemplos clássicos do que nunca fazer são a informação sobre onde você cursou o ensino fundamental, na escolaridade, ou quais são seus hobbies favoritos, nas habilidades. A menos que você esteja buscando vaga em uma banda, é improvável que informar que você toca violão seja relevante para seu currículo.

Também nestes trechos, mantenha sua objetividade para entregar um currículo bem feito.

Nunca invente informações

Nunca invente nada em seu currículo. O trabalho de descobrir uma mentira costuma ser muito pequeno, e as chances de que você saia prejudicado são altas. Na maior parte das vezes, uma entrevista é suficiente para identificar as mentiras que estão no currículo de alguém.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *