Como fazer um bom currículo?

O primeiro passo para a obtenção de uma vaga de trabalho é fazer um bom currículo. Essa tarefa é, na prática, mais simples do que muitas pessoas costumam pensar. No currículo, quanto mais direta e clara é a informações fornecida, mais fácil será para o empregador em potencial avaliar, o que aumenta suas chances de agradar.

Confira oito dicas para fazer um bom currículo e alavancar suas chances de conseguir a vaga desejada:



Opte por um layout sóbrio

Ao pesquisar por modelos de currículo online, é provável que você tenha achados currículos de todas as cores, estilos e ideias diferentes. A menos que você trabalhe no mercado criativo, sendo um designer que mostra seu portfólio, por exemplo, não há motivos para ideias mirabolantes.

Aposte nos currículos mais sóbrios, bem organizados e diretos. Isso aumenta suas chances de não errar, além de deixar claro que você pretende valorizar o conteúdo, e não a fórmula.

Utilize um e-mail sério

Quase todos já tiveram um e-mail esquisito, baseado em coisas que a pessoa gostava em sua adolescência, e que acaba sendo mantido por alguns anos. Não é esse e-mail que você deve ter em seu currículo.

Se você ainda não possui um e-mail sóbrio, com variantes do seu nome, é hora de criar um e passar a utilizá-lo. Um e-mail adequado é parte do seu cartão de visita e, se ele for inapropriado, certamente chamará atenção negativa.

Não minta

Não invente sobre experiências, funções e tarefas. Parte de fazer um bom currículo, é fazer um currículo que corresponda a tudo o que você pode, de fato, oferecer. As mentiras em seu currículo podem ser facilmente identificadas, servindo como motivo para demissão por justa causa, ou até mesmo acusações mais graves, dependendo do caso.

Foto, apenas se solicitada

Muitas pessoas costumam colocar a foto em seu currículo. Em geral, essa não é uma prática relevante. A menos que seja explicitamente solicitada, não há nenhum motivo para que sua foto seja incluída, pois ela não diz nada a respeito de sua experiência, suas habilidades e suas características profissionais. Incluir a foto por ser interpretado como um sinal de falta de profissionalismo, em alguns locais.

Utilize experiências relevantes

Aqueles seis meses que você trabalhou como garçom não são tão importantes quanto os projetos que os estágios que você realizou em escritórios, caso você esteja sendo selecionado para uma vaga em um escritório de advocacia. O contrário pode ser verdade, caso você busque uma vaga para garçom.

É provável, ao mesmo tempo, que o fato de você ser um excelente violinista não seja relevante para nenhuma das vagas. É importante selecionar as experiências relevantes para aquele momento.

Valorize as experiências com descrições breves

Para cada experiência, faça uma breve descrição falando sobre o que você costumava fazer, quais suas tarefas e responsabilidades, bem como de que forma você contribuiu e gerou resultados no trabalho anterior.

Isso auxilia o empregador a saber mais sobre suas habilidades e participação dentro de uma organização. Para fazer um bom currículo, é necessário mostrar, além de suas experiências, sua capacidade de compreender cada uma delas.

Personalize seu currículo para cada vaga desejada

Embora seja sempre útil ter um currículo básico pronto, é interessante que você o personalize de acordo com as vagas que deseja preencher. Ao fazer isso, você aumenta suas chances de ser selecionado, pois adapta o foco ao objetivo da empresa que está selecionando.

Uma boa dica é manter um currículo completo sempre pronto, e enviar uma versão mais curta, apenas com as experiências e habilidades relevantes para cada vaga;

Sem experiência? Valorize habilidades e atividades complementares

Uma das principais dúvidas a respeito de currículos ocorre com aqueles que ainda não possuem experiência. Não há motivos para preocupação, na prática. É necessário, neste caso, valorizar outras atividades que você já tenha feito, bem como habilidades relevantes para aquela função.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *