Como casar de graça no civil?

Casar de graça no civil é um direito de todo casal – o que pode ser especialmente importante, em tempos de custos astronômicos para uma festa. Após toda a emoção que envolve um pedido de casamento é iniciada então toda a fase mágica do matrimônio, onde ocorre a preparação dos itens, a escolha do vestido da noiva, a lista com tudo que será necessário para a decoração e diversas outras necessidades.

É justamente nesse momento em que o casal percebe que a conta pode acabar ultrapassando tudo o que havia sido imaginado.



Nem tudo são flores caríssimas

Existe a opção de festa de casamento de filme de princesa, que de acordo com pesquisas acaba sendo algo em torno de 40 mil reais, um valor de referência para cerimonias de 80 a 120 convidados, incluindo o valor dos principais serviços oferecidos. As pesquisas também comprovam que muitos casais acabam gastando muito mais do que fora previsto inicialmente para a realização da festa.

Mas, para aqueles que não possuem condições de gastar altos valores, existe a opção do casamento acontecer apenas no civil, o que reduz os gastos de forma considerável. Mas, é importante ressaltar que o casamento é um momento mágico, uma experiência única, até mesmo quando acontece apenas no civil.

O valor necessário para a realização de um casamento no civil costuma variar de estado para estado, além também de ser necessário considerar os noivos que desejam que o juiz de paz vá até um determinado local onde a cerimônia acontecerá.

Mas, de modo geral, o valor de uma cerimônia no civil é de R$ 400. As pessoas que não possuem condições de arcar com esses custos de um casamento no civil, e ainda assim sentem o desejo de tornar oficial a união, podem solicitar um casamento gratuito.

O que diz o código civil a respeito do casamento gratuito?

De acordo com o que está previsto no Código Civil, o casamento gratuito não é um direito que todos devem saber, mas é de fácil solicitação e é sim possível conseguir se casar de forma gratuita no civil.

Mas, como casar gratuitamente no civil?

Para conseguir se casar de forma gratuita no civil, é essencial ter uma Declaração de Pobreza. Esse é um documento simples que pode ser feito em casa e até mesmo de forma manuscrita. Com o documento em mãos, basta ir até o cartório onde se pretende casar. Mas, é importante que ambos façam uma declaração separada com as informações pessoais de cada um.

O cartório então da entrada em todo processo de casamento. É necessário então ter duas testemunhas desde esse momento, além disso o cartório também exige o RG Original e a certidão de nascimento dos noivos, além também do RG original das testemunhas.

Feito isso a documentação de declaração de pobreza é entregue. Essa lei facilita para as pessoas obter ao máximo a gratuidade do casamento no civil, e com isso o cartório não pode criar qualquer tipo de dificuldades para que esse casamento gratuito seja realizado.

Quem tem direito ao benefício?

Qualquer pessoa pode realizar a declaração de pobreza desde que realmente precise do benefício. O cartório não exige nenhuma documentação que comprove a situação financeira do requerente, o que realmente conta é a boa fé e a honestidade dos noivos de realizar essa declaração apenas se realmente for necessário.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *