Mercado Imobiliário

Como avaliar um imóvel? Dicas e cuidados

Escrito por admin

Algumas características são importantes que influenciam no preço de um imóvel, como o tempo do imóvel: na planta, ou já pronto, sendo novo ou usado. Logo no primeiro contato com o mercado imobiliário é possível perceber que o setor possui inúmeras variáveis que podem interferir no valor do imóvel. Também pode surgir, pelo menos no princípio, a sensação de que alguns desses critérios são mais concretos do que outros.

É muito simples entender que o imóvel maior possa possui um valor superior que o de menor tamanho, contudo outros critérios podem influenciar em seu preço, como a localização, levando em conta a preferência do cliente, tendo como objetivo agradar o seu gosto. Abaixo estará explicitado dicas para tornar fácil a escolha de fatores que devem ser considerados no momento de avaliar um imóvel.

Fatores que auxiliam na avaliação do imóvel

A localização é um dos principais aspectos a serem considerados, pois influencia definitivamente no valor do imóvel. Toda a cidade possui bairros que são mais procurados, devido a inúmeros fatores, onde o preço do metro quadrado será maior, consequentemente. Também pode possuir os bairros mais populares, onde os imóveis possuem menor valor do que áreas luxuosas da cidade.

E mesmo dentro de um determinado bairro, os valores podem variar, contudo o fator que faz a variação pode ser inúmeros, como áreas de maior barulho ou não, com o tamanho do terreno, ou acabamento da casa. Também são interessantes os imóveis próximos aos centros comerciais, onde são muito valorizados, facilitando de alguma forma a vida das pessoas, mas existem compradores que preferem áreas mais isoladas, o que torna o preço reduzido.

As caraterísticas do imóvel também auxiliam em sua avaliação, porque algumas características da propriedade podem fazer com que, mesmo sendo bem localizada ou bastante espaçosa, seu preço diminua, como no caso de imóveis mais antigos, ou que possuam fiação velha ou encanamento. Outro ponto importante que pode fazer diferença são os imóveis que estão na planta ainda ou os já prontos, sendo novo ou usado. Os imóveis novos têm suas vantagens por não terem sido ocupados ainda, o que torna seu preço maior que os que estão na planta.

Da mesma maneira que uma casa ou apartamento apresenta um espaço disponível que foi usado para construir cômodos com excelentes dimensões, tem uma possibilidade de valerem mais, devido às dimensões serem maiores. As vagas de garagem também podem influenciar em sua escolha, subindo os preços dos apartamentos ou casas que possuírem.

Outros fatores que são essenciais para a decisão na hora da compra é o conforto e a praticidade do imóvel, ou seja, aqueles que possuem armários, um bom acabamento, que possuam algum tipo de equipamento, como ar-condicionado, aquecedores e itens de automação, contudo não agregam vantagens, apenas valores.

Quando se está interessado em um imóvel dentro de um condomínio é importante verificar as áreas comuns, se incluem locais de lazer, o que torna seu preço superior. Se o condomínio possui até mesmo elevadores, consequentemente, seu valor será maior.

Como fazer essa avaliação?

A melhor maneira de se fazer esta avaliação é a partir dos valores, se são justos ou não, se condizem com todos os quesitos que o imóvel possui. Conforme as preferências dos compradores forem cada vez maiores, inevitavelmente, seus preços irão subir junto, e dessa maneira fará a comparação entre imóveis que possuem quase que todos, se não todos, os quesitos que o comprador quiser.

Como os valores atuais estão altos, o imóvel escolhido será comprado com o objetivo de morar por alguns anos, por isso a pesquisa de imóveis é tão importante. Quanto mais informações sobre como o mercado imobiliário está, mais condições terão de achar o imóvel certo para você. Uma das formas mais rápidas e práticas de se achar imóveis está na internet, onde é possível buscar em qualquer local, com o preço que quiser e suas preferências, de maneira rápida e fácil.

Deixe seu Comentário