Como abrir uma filial? Dicas e passos

Abrir filial

Em tempos de crise, renovar e expandir um negócio consolidado podem ser caminhos para driblar problemas financeiros. Abrir uma filial, por exemplo, pode ser uma estratégia interessante para conquistar novos mercados e atrair clientes.

Embora o processo de abertura de filiais possa parecer complicado a primeira vista, apenas exige atenção e cuidado para reunir os documentos da forma correta. Com os documentos necessários em mãos, várias filiais poderão ser abertas e auxiliar no desenvolvimento e futuro do negócio.



O que é uma filial

Filial é uma loja aberta por uma empresa matriz para vender o seu produto ou serviço em outra localidade, dentro do mesmo estado ou não. A filial está diretamente conectada com a direção principal da empresa, porém sem possuir poder decisório. Ela possui apenas poder de representação da marca autorizado pela empresa central.

Primeiros passos para abrir uma filial

Após realizar as pesquisas de mercado necessárias e decidir que abrir uma filial é a melhor estratégia para o negócio, o primeiro passo é analisar se o contrato social permite essa criação. É necessário analisar se o contrato da empresa matriz permite a criação de filiais ou não.

Se o contrato permitir abrir uma filial, basta que os donos da matriz autorizem a criação na junta comercial do estado. Caso o contrato não permita ou não diga nada sobre o assunto, os donos da matriz deverão realizar uma alteração contratual. A autorização para a criação de filiais deverá ser adicionada ao contrato social da empresa.

Após essa análise contratual, é importante reunir todos os documentos necessários para abrir uma filial e encaminhar para a junta comercial. A apresentação de todos os documentos na junta deve ser realizada em até 30 dias após as assinaturas.

Abertura no mesmo estado

Para abrir uma filial dentro do mesmo estado, ou seja, dentro da mesma unidade da federação do país, é preciso reunir os seguintes documentos:

  • Requerimento de arquivamento
  • Contrato social alterado ou autorização de criação assinado pelos administradores da matriz
  • Ficha de Cadastro Nacional (FCN)
  • Comprovantes dos pagamentos das taxas do serviço de registro

É importante saber que tais documentos devem ser entregues na junta comercial do estado em que a matriz está registrada e a filial será aberta. Além disso, caso os administradores não possam assinar algum documento, é possível que procuradores assinem em seus lugares. Para tanto, será necessário anexar a procuração junto a esses documentos.

Abertura em estado diferente

Já para abrir uma filial em um estado diferente do estado da empresa matriz, será necessário seguir alguns procedimentos distintos. Primeiro, os documentos listados acima também deverão ser entregues na junta comercial do estado da loja matriz. Depois, os donos do negócio deverão reunir documentos para serem entregues na junta comercial do estado da filial. Os documentos obrigatórios são:

  • Requerimento de arquivamento;
  • Certidão da junta comercial do estado da matriz;
  • Contrato social alterado ou autorização de criação assinado pelos administradores da matriz;
  • Ficha de Cadastro Nacional (FCN);
  • Comprovantes dos pagamentos das taxas do serviço de registro.
Compartilhe este artigo!
  • 1
  •  
  •  
    1
    Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *