Cartão de crédito pré-pago: como funciona?

Você conhece ou já ouviu falar em cartão de crédito pré-pago? Caso queira saber mais sobre o assunto, neste artigo iremos abordar as principais características desse serviço e como utilizá-lo.

O que é o cartão de crédito pré-pago?

Esse tipo de cartão de crédito é uma alternativa onde o cliente “recarrega”, ou seja, insere créditos em seu cartão de modo que, quando os créditos acabam compras não podem ser mais realizadas.



O cartão não é conectado a nenhuma conta corrente ou banco. O serviço ainda é pouco conhecido no Brasil, apesar de algumas operadoras já fornecerem o mesmo há algum tempo.

Quais as vantagens desse tipo de serviço?

A principal vantagem é que não precisa comprovar renda para obtenção do cartão. Outra vantagem é para as pessoas que não conseguem ter um autocontrole no cartão de crédito convencional exagerando nos gastos. Com o valor pré-definido este problema não acontecerá!

Outra vantagem interessante é o que o mesmo pode ser utilizado por crianças e adolescentes como forma de mesada, por exemplo, uma vez que o valor é controlado.

O cartão de créditos pré-pago pode ser utilizado em compras internacionais?

Para isso você deve pedir um tipo específico de cartão de crédito pré-pago que aceite transações em moedas estrangeiras. Ao pedir o cartão você próprio já pode solicitar o tipo que deseja para atender suas necessidades.

Quem está com o nome negativado pode ter um cartão de crédito desses?

Sim. Este cartão já foi criado pensando justamente nisso: pessoas que estão com o nome negativado ou não têm como comprovar renda. Em todo o caso é bom fazer uma análise antes de aderir às propostas que comumente aparecem.

É possível parcelar as compras no cartão pré-pago?

Não, não é possível. Esse tipo de cartão é feito para uso corriqueiro no dia a dia, mas todas as compras devem ser realizadas à vista pois o parcelamento acarretaria em dívidas no cartão caso o titular não viesse a recarregar o cartão posteriormente.

Posso fazer compras pela internet com o cartão pré-pago?

Sim. As compras tanto em lojas físicas quanto online se procedem normalmente assim como no cartão de crédito convencional. Lembre-se apenas que compras realizadas pela internet precisam de uma maior atenção nossa no que diz respeito à segurança. Realize compras apenas em sites confiáveis e evite transtornos como a clonagem de seu cartão, por exemplo.

Quais as taxas que são cobradas?

Existem duas principais taxas que são cobradas: a taxa de adesão, que se paga quando se adquire o cartão e a mensalidade, cobrada quando há valor disponível no cartão.  Porém, algumas operadoras de cartão também cobram tarifas extras como tarifas de manutenção, tarifas de saque e também de recarga.

Como posso solicitar o meu cartão?

Há uma lista de operadoras que fornecem esse tipo de cartão, mas você deve ficar atento às taxas cobradas e também as bandeiras do cartão, é essencial que se escolha as bandeiras mais utilizadas como Visa e Master, que aqui no Brasil, são as mais aceitas pela maioria das lojas físicas e também online.

Como recarrego meu cartão?

Pela internet você consegue facilmente recarregar o seu cartão. Dentre as opções de pagamento estão o boleto bancário e o cartão de débito.

Para pagamentos realizados através de boleto bancário o prazo de compensação é de até 48 horas e para pagamentos com cartão de débito o prazo pode variar de 1 hora a até 24 horas.

Tem alguma desvantagem?

A desvantagem mais clara é que o mesmo possui muitas taxas de serviço. Para quem não quer pagar tarifas a opção mais conveniente é abrir uma conta poupança que venha com cartão de débito uma vez que a mesma não exige nenhuma tarifa.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *