Direitos do Trabalhador

O que é aposentadoria por idade urbana?

Não sabe o que é aposentadoria por idade urbana? Aposentadoria urbana por idade é aquela que tem direito o trabalhador que não é segurado especial, seja com carteira assinada ou de forma autônoma.  Desde que complete e integre os mínimos de 65 anos para homens e 61 anos e 6 meses para mulheres + 15 anos de contribuição e carência mínima de 180 meses.

Vale lembrar que a regra acima é para os trabalhadores que se encaixam nas regras de transição pós Reforma da Previdência. Quer conhecer todas as regras e entender melhor esta modalidade de aposentadoria por idade prevista na lei? Então, continue lendo!

Entenda o que é aposentadoria por idade urbana

Aposentadoria por idade urbana é o tipo de aposentadoria mais comum no Brasil. Por que, a maior parte dos trabalhadores brasileiros se aposenta por idade, após ter o tempo de contribuição e carência que o INSS exige.

Um dos principais motivos para isso é que os requisitos para esse tipo de aposentadoria são bem simples. Entretanto, antes de fazer sua solicitação, o trabalhador precisa conhecer em qual regra da aposentadoria ele se encaixa.

O que é aposentadoria por idade urbana e quais são os requisitos pós Reforma da Previdência?

A aposentadoria por idade urbana, é um direito de todo trabalhador que contribui com o INSS. Mas, a reforma da previdência promulgada em 13 de novembro de 2019 alterou as regras da aposentadoria urbana.

Como resultado, o trabalhador precisa prestar atenção em qual regra se encaixa para que possa solicitar o seu benefício. Afinal, os requisitos mudam um pouco, e se a solicitação for feita de forma errada o INSS vai negar o pedido.

Conheça as regras para aposentadoria por idade pós-reforma da Previdência

O que é aposentadoria por idade urbana e você já sabe. Agora confira as regras para saber em qual delas se você se encaixa:

Você atingiu a idade necessária e o tempo de contribuição exigidos até o dia 12 de novembro de 2019:

  • Homens se aposentam com 65 anos completos e 180 meses de contribuição:

  • Mulheres precisam ter 60 anos completos e também 180 meses de contribuição;

Você começou a contribuir com o INSS antes dessa data mas não completou os requisitos mínimos até a mesma:

  • Homens devem ter 65 anos + 180 meses de carência + 15 anos de contribuição;

  • Mulheres precisam ter 61 anos e 6 meses ÷ 180 meses de carência + 15 anos de contribuição (em 2022).

Você se tornou contribuinte do INSS no dia 13 de novembro de 2019 ou em data posterior:

  • Homens devem ter 65 anos + 180 meses de carência + 15 anos de contribuição;

  • Mulheres precisam ter 62 ÷ 180 meses de carência + 15 anos de contribuição.

As mulheres devem ficar atentas. Porque, mesmo aquelas que começaram a contribuir antes da reforma da Previdência, vão precisar ter 62 anos completos para se aposentar a partir do ano que vem.

O que é aposentadoria por idade e quais os documentos necessários?

O segurado precisa comprovar que tem todos os requisitos na hora de solicitar a aposentadoria. Logo, para fazer isso, precisa reunir a documentação necessária para enviá-la ao INSS.

Então, confira os documentos que você precisa:

  • Carteira de identidade e CPF;

  • Comprovante de residência;

  • Carteira de trabalho;

  • O Extrato Previdenciário CNIS;

  • Carnês de contribuição, holerites e outros comprovantes de contribuição e atividade profissional que você possua.

Dicas finais

É importante que a documentação esteja em dia. Já o pedido da aposentadoria pode ser feito online, no portal meu INSS. Mas, para isso, você precisa digitalizar todos os documentos.

Em caso de dúvidas, ou se você preferir fazer isso em uma agência física do INSS, ligue para o número 135. Pois, esta é a central de atendimento do INSS onde você pode tirar dúvidas e agendar atendimentos.

Ainda tem dúvidas sobre o que é aposentadoria por idade Urbana? Então, deixe seu comentário! E não deixe de conferir outros textos do nosso blog.

Deixe seu Comentário