Você já deve ter ouvido falar no IPTU, principalmente se já tiver o seu próprio imóvel ou more de aluguel. O pagamento deste imposto é algo obrigatório, feito anualmente, havendo formas de parcelar o valor e ir pagando durante os meses do ano.
A seguir, vamos conferir mais informações sobre o IPTU e o que fazer caso perca a primeira via do boleto de pagamento.
Leia também:
- Segunda via Energisa: saiba como emitir pela internet
- Segunda via Sabesp: saiba como emitir pela internet
- Como imprimir a segunda via do boleto do Fies
Segunda via IPTU: como solicitar?
Antes de tudo, entenda o que é o IPTU e por que ele é cobrado na sociedade.
O que é o IPTU?
O Imposto Predial e Territorial Urbano, mais conhecido pela sigla IPTU, trata-se de um imposto municipal que incide sobre a propriedade imobiliária urbana.
O IPTU é uma cobrança anual, ou seja, o valor é referente a uma única parcela por ano (mas, que pode ser paga no decorrer dos meses através de um parcelamento). Apenas os proprietários de um imóvel precisam realizar o pagamento deste valor, independente de qual tipo de imóvel seja – residencial, comercial ou industrial.
A base do cálculo do IPTU se dá através do valor de mercado estimado do imóvel.
O intuito deste imposto é garantir a arrecadação de recursos financeiros para a cidade em questão, contribuindo para o financiamento de serviços públicos voltados para o saneamento básico da região, educação, saúde, infraestrutura urbana e muitos outros.
Com isso, o valor do imposto varia de acordo com o local que está inserido, assim como o tamanho do imóvel em questão, o zoneamento urbano da cidade, etc.
Realizar o pagamento do IPTU é uma medida obrigatória, sendo possível pagar em uma única parcela (à vista), que oferece desconto no valor total, ou através do parcelamento. Essas condições variam com o município.
Ao deixar de pagar o IPTU, o dono do imóvel pode até mesmo sofrer sanções legais e outros problemas relacionados ao imóvel, o que não é uma boa opção.
Por isso, caso tenha perdido a primeira via do boleto de pagamento do IPTU e deseja pagar em dia para não sofrer nenhuma consequência, confira as demais informações presentes neste conteúdo.
Como solicitar a segunda via do IPTU?
Caso seja necessário que você emita a segunda via do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), poderá acompanhar o passo a passo a seguir para não ter mais dúvidas sobre o assunto. Confira!
- Para começar, você irá acessar o site da prefeitura de sua cidade e procurar pelo setor destinado ao IPTU ou Tributação;
- Em seguida, você precisará clicar na opção “2ª via do IPTU” ou “Emissão de boleto”;
- Tendo encontrado e acessado, informe os seus dados que serão solicitados, assim como o número de inscrição imobiliária, CPF/CNPJ do proprietário ou número do carnê;
- Por fim, verifique se todas as informações sobre o seu imóvel e também sobre o proprietário estão corretas e, caso estejam, é só realizar a confirmação da emissão da segunda via do seu boleto.
Além da emissão na hora, você também poderá optar por receber o boleto através de um endereço de e-mail ou até mesmo imprimir o documento em um dos postos de atendimento da prefeitura de sua cidade.
Se houver dificuldade no processo de emissão de sua segunda via de boleto do IPTU, é possível e preferível que entre em contato com a prefeitura através de um número de telefone ou pelo chat online. Informe os seus dados pessoais e também os dados do imóvel para conseguir concluir a solicitação de boleto bancário para realizar o pagamento em dia.
Conclusão
Agora que você já entende a importância deste imposto, não deixe de realizar o pagamento em dia para não ter problemas no seu município.
Deixe seu Comentário