Para quem sempre teve curiosidade de conhecer mais aprofundadamente o assunto licitações, gostará de saber sobre a Academia do Licitante.
É um curso online ministrado por Romeu Berger, especialista em licitações com experiência em ajudar empreendedores a aumentar suas vendas ao ensiná-los como concorrer e vencer licitações.
Há quem pense que participar de um processo licitatório, competir com outras empresas o fornecimento de produtos e serviços ao governo, é algo inalcançável para a maioria dos mortais. Que apenas as grandes empresas, multinacionais ou instituições do gênero têm condições e influência suficiente para vencer uma licitação.
Ledo engano.
Claro, que há determinadas demandas do governo que exigem qualificações, especialidades, infraestrutura que somente uma grande empresa tem condições de fornecer. Contudo, a Academia do Licitante demonstra que há licitações para todos os tipos de demanda e segmentos.
Se a Câmara Municipal de sua cidade está precisando de um fornecedor de copos descartáveis, exatamente o ramo de sua empresa, não significa que vai surgir uma montadora de carros para concorrer na licitação. São segmentos distintos e demandas que para você pode ser interessante, mas para uma grande empresa pode não valer a pena.
Ou seja, há espaço para pequenas e médias empresas conseguirem aumentar seus lucros vencendo licitações.
Mas talvez sua desmotivação de participar de uma licitação seja o processo burocrático. Sim, de fato tem que se atender uma série de requisitos. Mas não são tão complicados se o seu negócio tem a infraestrutura adequada para atender a demanda. E se tem os documentos regularizados.
Os entraves se concentram na reunião da papelada e no envio nos locais e datas certas. Mas com uma boa orientação, noções básicas sobre processos de licitação, essa parte se descomplica. Necessitará apenas de um pouco de paciência para organizar o material necessário.
Entenda de uma vez o assunto
O curso ministrado por Berger na Academia do Licitante é voltado tanto para quem tem um pouco de familiaridade com o tema, mas não conhece todos os detalhes, tanto para aquele não sabe nada do assunto.
As aulas fazem um passo a passo de todo o processo que envolve concorrer em uma licitação. Da leitura do edital, do cadastramento, ao envio da proposta. Um leigo no assunto, no final do curso, terá totais condições de participar de um edital. Participar e fornecer os seus produtos e serviços ao Estado sem qualquer tipo de problema.
Vamos dá mais detalhes sobre o curso da Academia do Licitante. Mas antes vale explicar conceitualmente, de forma resumida, o que é licitação. E como pode fazer a diferença no seu negócio vencer uma.
Saiba mais sobre licitações e da Academia do Licitante a seguir.
Prossiga na leitura!
O que é licitação?
Essa é a pergunta básica, mas importante para entender porque é muito vantajoso vencer uma licitação. E por que se justifica o investimento na Academia do Licitante para conhecer todos os detalhes do processo. Detalhes que impedem ser desclassificado por detalhes bobos. Sabe como é a burocracia, certo? Não existe para facilitar.
E esse tipo de desclassificação ocorre com frequência. O que explica porque muitos se sentem desestimulados a participar de uma licitação.
Comecemos respondendo o básico: o que é licitação?
Diferente da iniciativa privada, todo aquisição de serviços e produtos por parte do Estado deve passar por uma licitação. Nada mais é do que um processo seletivo onde o Estado escolhe a proposta mais vantajosa. Vantajosa tanto no aspecto econômico como de qualidade e de prazo.
Tal medida busca evitar privilégios de pessoas que tenham relações próximas com membros da Administração Pública. E também para garantir o melhor uso do dinheiro do contribuinte. Afinal, quanto menor o gasto e melhor o serviço a disposição da população, melhor para a coletividade.
A grande vantagem de se vencer uma licitação é que terá como cliente uma instituição com recursos garantidos, já que sua arrecadação deriva dos impostos. Como diz o velho ditado “Nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos” (Benjamin Franklin).
Também não existe risco de interromper a produção por encerrar abrupto de atividades do órgão público. Salvo se houver algo extraordinário como uma revolução ou golpe de Estado.
E durante o período de vigência do contrato, não terá concorrência. Salvo em caso de inépcia para a execução do serviço ou com a descoberta de alguma irregularidade na licitação.
A grande vantagem de ter o Estado como o cliente é a estabilidade durante um período de tempo.
O curso da Academia do Licitante
O curso da Academia do Licitante, como exposto acima, irá explicar todos os detalhes sobre o processo de licitação. Da leitura do edital, dos requisitos necessários, do cadastro e do envio da proposta. Tudo explicado em uma linguagem simples e clara.
Uma das grandes vantagens do curso é o fato de ser online. Pode acessá-lo quantas vezes quiser por dia, a qualquer hora e em qualquer lugar. São mais de 50 vídeos aulas com todas as informações necessárias sobre processos licitatórios. Aprenderá como participar de licitações desde a prefeitura de sua cidade até o Governo Estadual e Federal.
Com essa facilidade, você mesmo pode organizar a sua programação de estudos, seja em casa ou no trabalho. Assim como determinar o seu ritmo. O acesso a plataforma do curso é de 1 ano.
O curso online da Academia do Licitante, ao contrário do que o ensino a distância possa sugerir, não são aulas meramente expositivas. É possível, em cada vídeo, enviar perguntas, dúvidas para o professor que logo lhe responderá.
Como prova da qualidade da seriedade e qualidade do curso da Academia do Licitante, todo assinante tem o direito a um período experimental, 7 dias. Nesse período terá acesso a todos os recursos e vídeos da plataforma. Caso a experiência não seja satisfatória, o dinheiro será devolvido. Sem taxas e trâmites burocráticos.
Saiba mais do curso e confira os depoimentos de alunos e ex-alunos sobre a experiência na Academia do Licitante aqui!
Gostou deste conteúdo sobre a Academia do Licitante?
Então curta, compartilhe. Seu apoio faz a diferença.
Deixe seu Comentário