Como conseguir visto de estudante nos Estados Unidos?

Entre os diversos tipos de visto para viajar para os Estados Unidos, um dos mais utilizados é o visto de estudante. As universidades nos Estados Unidos são conhecidas pela educação de qualidade e pela alta qualificação dos estudantes que se formam nos país. Além disso, o país também oferece diversas oportunidades fora do mundo universitário, como cursos de línguas, entre outros.

Para conseguir um visto de estudante nos Estados Unidos, é importante, antes de tudo, conhecer os tipos de visto estudantis existentes e qual é o melhor para cada caso. Entenda quais são os tipos, como obter o seu, e quais os procedimentos necessários para cada objetivo:

Tipos de visto de estudante

estudar-nos-eua

O visto de estudante nos Estados Unidos mais utilizado pelos estrangeiros é o visto F-1. Esse tipo de visto é utilizado por pessoas que desejam estudar em uma universidade americana ou em um curso de línguas. Nesses casos, os alunos são aceitos para estudar na entidade por um determinado período, com datas de início e fim do intercâmbio já estabelecidas, como por exemplo, por um semestre.

Já no caso de estudantes que irão realizar um intercâmbio promovido por uma organização não-universitária, como um intercâmbio cultural, o visto utilizado é o J-1. Também podem usar esse tipo de visto estudantes que visitarão órgãos do governo americano.

Em ambos os casos, será necessário comprovar que a universidade, curso ou organização do intercâmbio aceitou a sua viagem. É responsabilidade da entidade enviar ao estudante um formulário comprovando que ele está autorizado a solicitar o visto de estudante nos Estados Unidos.

Passo a passo

Primeiro, é necessário ter em mãos o formulário que comprova a aceitação do estudante para realizar o intercâmbio. Para o visto F-1, será o formulário I-20, e para o J-1, será o formulário DS-2019. Esse formulário deve estar obrigatoriamente com todos os dados preenchidos e da forma correta, para evitar atrasos nos procedimentos seguintes.

Após, o estudante deve preencher online o formulário de solicitação do visto, chamado de DS-160, e agendar sua entrevista em algum Consulado dos Estados Unidos no Brasil. Essa entrevista é decisiva para que o visto seja autorizado ou não. Uma série de documentos são solicitados e vários requisitos deverão ser preenchidos. Por exemplo, é importante que o estudante tenha provas de que irá retornar ao seu país de origem e que possui condições financeiras suficientes para sustentar os gastos em solo americano.

Outra etapa é realizar o pagamento das taxas para a emissão do visto de estudante nos Estados Unidos. Sem o pagamento, o pedido de visto não será aceito. Todos estudantes devem estar atentos aos prazos estabelecidos para cada etapa, pois o visto pode ser emitido pelo consulado americano até cerca de dois meses antes do início das aulas.

Cada etapa deve ser realizada com muita atenção e o estudante deve estar ciente de que o processo de solicitação de visto é demorado, burocrático e complexo. Assim, é muito importante cumprir todas as etapas da forma correta para evitar atrasos e problemas futuros.

Estudar e trabalhar

trabalhar-nos-eua

Muitos estudantes tentam conseguir o visto de estudante para os Estados Unidos para tentar conseguir um emprego, aumentando sua qualificação profissional e complementando a renda pessoal. As regras para estrangeiros trabalharem e estudarem nos Estados Unidos são bastante rígidas e em sua maioria impedem que os estudantes ganhem altos salários.

Em geral, é apenas permitido trabalhar dentro da universidade e respeitando limites de carga horária durante o período acadêmico e também durante o período de férias. No caso de estágios, os estudantes não podem receber remuneração e também devem cumprir requisitos, conforme a legislação do país.

Veja também:

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *