Integração de novos funcionários: qual a importância?

A integração de novos funcionários é uma necessidade empresarial que muitas vezes não recebe a merecida atenção no momento de contratação de um trabalhador. A verdade é que um dos maiores desafios a partir da contratação de mão de obra é adequar essa pessoa aos métodos, filosofias e práticas de uma empresa, pois tempo de adaptação muito longo significa, inevitavelmente, investimento em um trabalho que não está sendo adequadamente executado.

Muitas pessoas pensam que a integração de novos funcionários é uma espécie de boas vindas para favorecer o relacionamento do trabalhador – o que não deixa de ser verdade. Seu principal e mais importante objetivo, no entanto, é incorporar o empregado à rotina que precisará executar de maneira natural, ágil e eficiente.

Uma boa integração de novos funcionários, aliás, não é feita em um único esforço. É importante acompanhar e mensurar todas as vezes que este treinamento inicial é feito, para adaptar o processo de forma que torne-se cada vez mais eficiente para a empresa e para seus trabalhadores.

Saiba mais sobre o funcionamento da integração de novos funcionários, quais são as boas práticas e necessidades deste esforço:

Por que é importante fazer a integração de novos funcionários?

O treinamento atualmente chamado de integração de novos funcionários passou a ser adotado por grandes empresas no início do século passado. Desde então, a evolução das áreas de gestão de pessoas e a capacidade de mensuração de resultados permitiu que a técnica evoluísse.

A importância da integração é partir da premissa que um empregado não é apenas uma mão de obra técnica. Suas habilidades e capacidades dependem, também, de compreender o ritmo do trabalho, o funcionamento da empresa, e desenvolver relações pessoais que o permitam evoluir em suas funções.

Isso garante mais confiança ao trabalho e maior visibilidade em relação às suas funções, acelerando o processo de aprendizado e de capacidade de realizações importantes dentro da empresa. Trata-se de um processo que precisa evoluir com o tempo e com as novas contratações, adaptando-se à medida que a própria empresa modifica-se.

Quais as vantagens para a empresa?

Para a empresa, a integração de novos funcionários pode ser apontada em dois principais fatores: o primeiro é a maior eficiência em relação à seleção de pessoas para um trabalho. Um funcionário integrado é capaz de utilizar todas as suas potencialidades em benefício da instituição para a qual trabalha.

Isso também resulta na segunda vantagem, que é a melhoria da relação custo-benefício. Quando mais integrado e melhor treinado em relação ao seu ambiente, menos tempo este trabalhador levará para engajar-se nas questões fundamentais da empresa, trazendo o retorno para sua contratação muito mais rapidamente.

Como fazer um bom processo de integração de novos funcionários?

Tudo inicia-se pela capacitação de uma equipe capaz de realizar o processo. O ideal é que essa equipe seja formada por pessoas que realizam outras funções e estejam plenamento integradas à rotina da empresa.

Essa pessoa deve reter tanto os conhecimentos técnicos sobre o trabalho realizado, quanto a sensibilidade pra treinar, orientar e explicar diversos tipos de questões para o trabalhador. Por isos, é importante a integração de novos funcionários inclua apresentação dos trabalhadores para suas equipes de trabalho, conhecimento da estrutura e do organograma da empresa e, sobretudo, qual o seu papel dentro dessa organização.

É importante, ainda, ter abertura total a respeito dos benefícios e vantagens existentes para os trabalhadores, bem como os hábitos e regras tácitas do local. É, também, essencial, que essa pessoa passe por alinhamentos quanto à missão, à visão e os valores da empresa. A integração ocorre tanto com as pessoas, quanto com a instituição, e é necessário que este novo trabalhador entenda o que é esperado dele, e para onde a empresa pretende seguir.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *