Sintegra RS – Como consultar nota Fiscal e ICMS?

O Sintegra RS é uma ferramenta que tem como objetivo principal controlar os tributos do comércio, que é feito pela administração do estado. Esse recurso criado pelo Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços do Rio Grande do Sul (Sintegra RS).

Esse tipo de recurso serve reunir em um único tipo de plataforma os serviços que são obrigatórios pela troca de informações do Fisco do estado. Os softwares responsáveis pela transferência de dados sobre as transações de venda e compra, assim como a prestação de serviço.

Sendo assim, o Sintegra RS se refere ao tipo de ferramenta que traz benefícios ao contribuinte, com isso, ele pode fazer e entregar suas obrigações fiscais de forma mais fácil a Administração Tributária do estado. Com maior agilidade e controle dos impostos.

Quem deve usar o Sintegra RS?

Sabendo que o Sintegra RS é o responsável por controlar o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que é recolhido em todo o estado, o sistema deve usado por todas as pessoas jurídicas, assim como empresas e Microempreendedores Individuais.

As pessoas jurídicas obrigadas e prestar dados ao Sintegra RS são aquelas que possuem escritura de livro fiscal ou que emitem nota fiscal. Enquanto que as empresas maiores ou os Microempreendedores Individuais já devem usar o sistema como uma forma de reportar as informações do ICMS.

Como funciona o Sintegra RS?

No fechamento de todo mês, as empresas ou os microempreendedores devem passar para a Secretaria da Fazenda do estado (SEFAZ) todas as informações referentes as operações e valores que deram entrada e saída, sejam produtos ou serviços, através do Sintegra RS.

Por isso, o contribuinte deve ter seu cadastro no Sintegra para gerar arquivos TXT, que devem conter as informações da empresa, serviços e produtos. Assim como fornecedores, clientes, produtos comprados e vendidos, etc.

Esse tipo de arquivo deve obedecer a uma série de padrões e um layout que é estabelecido pela SEFAZ. Só assim é possível que o sistema validador do Sintegra RS aprove o documento que é enviado via Transmissão Eletrônica de Documentos (TED).

Como ter acesso aos serviços Sintegra RS?

Através do site do Sintegra RS. Por lá é possível tirar todas as dúvidas sobre a ferramenta e esclarecer as dúvidas do contribuinte, para não atrasar e dar andamento a todos os processos de envio de informações para a Administração Tributária do estado.

Através da página oficial do sistema também é possível obter o validador, assim como realizar consultas e verificar informações de empresas e a sua situação cadastral. Para conferir e usar os serviços basta acessar: www.sintegra.sefaz.rs.gov.br, e seguir as instruções.

Endereço e contatos Sintegra RS

Alguns problemas eventuais que acontecem com a transferência de informações via Sintegra RS, podem ser resolvidos através dos canais de contato, ou tratados diretamente através da Secretaria da Fazenda do estado do Rio Grande do Sul através do telefone. Os principais endereços de postos de atendimento são:

  1. Unidade CAC

Tel: (51) 3214-5550

Endereço: Rua Siqueira Campos, 1044 – Porto Alegre.

  1. Unidade Assis Brasil

Tel: (51) 3341-4889

Endereço: Avenida Assis Brasil, 1548 – Porto Alegre

  1. Unidade Centro

Tel: (51) 3214-5031

Endereço: Travessa Francisco de Leonardo Truda, 40 – Porto Alegre

Compartilhe este artigo!
  • 1
  •  
  •  
    1
    Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *