Sintegra MG – O que é? E como funciona?

A principal finalidade do sistema Sintegra MG e o de simplificar e agilizar os processos para a arrecadação de controlar os tributos do estado. Com isso, é mais fácil evitar fraudes dos contribuintes e encaminhar os dados à Secretaria da Fazenda do estado.

O Contribuinte pode encaminhar os dados através da internet de forma segura, rápida e a Administração Tributária do estado é quem recebe as informações e consegue avaliar de forma ágil, tais informações para terminar de realizar o trabalho de forma prática e eficaz.

Quem deve usar o Sintegra MG?

De acordo com o Governo do Estado de Minas Gerais, o Sintegra MG pode ser usado por qualquer contribuinte do ICMS, junto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Toda empresa que emite nota fiscal ou possui escritura de livro fiscal através de Processamento Eletrônico de Dados (PED).

Sendo assim, é importante que todo contribuinte use o sistema para transferir seus dados e cumprir com as obrigações legais. Do contrário fica impedido de emitir notas fiscais. O que causa impacto negativo já que reduz de forma considerável a oportunidade de fazer novos negócios e contratações.

Como funciona o Sintegra MG?

Toda empresa ou contribuinte que emite nota fiscal e contribui com o ICMS todos os meses, deve transferir seus dados de compra e venda, além da prestação de serviço à Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais.

O envio desses dados deve seguir as regras exigidas pelo programa para que possam ser analisados pelo validador do Sintegra MG. Tanto empresas quanto microempreendedores devem possui cadastro do site, e enviar as informações através de um arquivo TXT, com todos os dados da empresa contribuinte, serviços, produtos, clientes e fornecedores.

A formatação do arquivo é extremamente importante, caso contrário o software de análise não consegue avaliá-lo. Sendo assim, os dados são encaminhados através de TED (Sistema de Transmissão eletrônica de Documentos) para o Sintegra MG da Administração Tributária do estado. Todo o processo pode ser feito através da internet de forma fácil e rápida.

Como acessar o serviço do Sintegra MG?

Os donos de empresa e microempreendedores podem ter acessos aos serviços do Sintegra MG, através do site da Secretaria da Fazenda do Estado. Para enviar os dados basta acessar: www.fazenda.mg.gov.br, e depois clicar na opção de serviço que lhe interessa.

Para fazer consulta sobre os seus dados, o procedimento pode ser feito de forma rápida, através de um link direto para determinado serviço, no http://consultasintegra.fazenda.mg.gov.br/sintegra/.

Nessa página é possível identificar os seus dados e consultar através do número de CPF ou CNPJ. Basta digitar o conteúdo que é gerada para enganar computadores e entrar no site, clicando na opção “pesquisar”.

Depois disso a página é atualizada e mostra os dados da empresa descrita e sua situação cadastral atual. Por isso, inscrições estaduais, assim como as atividades econômicas e outras informações podem ser verificadas nessa página do Sintegra MG.

Endereço e contato do Sintegra MG

Na capital é possível entrar em contato com o Sintegra MG nos seguinte telefones e endereços:

  1. Unidade Belo Horizonte 1

Tel: (31) 3731 – 1021

Endereço: Avenida Governador Valadares, 43 – Segundo andar, Centro.

  1. Unidade Belo Horizonte 2

Tel: (31) 3062 – 0200

Endereço: Rua José Nicolau de Queiroz, 77 – Segundo andar, Conselheiro Lafaiete.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *