Se você tem um veículo, já deve saber que o pagamento do IPVA é indispensável e é anual, certo? Caso tenha acontecido de você perder o seu boleto deste ano, você poderá solicitar a emissão de uma segunda via, sem cobranças extras, para pagar o seu imposto em dia. Confira como fazer isso, a seguir.
Segunda via IPVA
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, trata-se de um imposto estadual brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos automotores, como é o caso dos carros, motos, caminhões, ônibus, dentre outros.
Leia também:
- Segunda via IPTU: saiba como emitir o boleto
- Segunda via Energisa: saiba como emitir pela internet
- Segunda via Sabesp: saiba como emitir pela internet
A cobrança é feita de forma anual, ou seja, o dono de um automóvel precisará pagar o imposto uma vez ao ano, sendo que o cálculo é feito com base no valor de mercado estimado para o veículo.
Ele é bastante semelhante ao IPTU, só que ao invés de se referir aos imóveis o IPVA se refere aos veículos.
O intuito deste imposto sobre os automóveis é conseguir arrecadar recursos financeiros para o estado, além de contribuir para o financiamento de serviços públicos – por exemplo, relacionados à saúde, segurança pública, educação, infraestrutura rodoviária, dentre outros serviços essenciais.
O valor que deverá ser pago no IPVA varia de acordo com o valor do veículo e com o estado em que ele foi adquirido, havendo a possibilidade de realizar o parcelamento do valor para que seja feito o pagamento durante o ano – isso irá depender da legislação estadual, confira as regras no seu estado.
Pagar o imposto é algo obrigatório, caso você tenha um veículo, ele poderá ser pago em uma única vez, ou seja, à vista, o que oferecerá um desconto em cima do valor, ou através do parcelamento (sem desconto).
Se o proprietário do veículo não realizar o pagamento do IPVA anualmente, ele poderá ser penalizado com multas ou até mesmo perder o seu veículo – dentre outras consequências.
Caso esteja precisando emitir a segunda via deste boleto, para evitar os prejuízos de não pagar ou pagar atrasado, confira as informações abaixo.
Como realizar a emissão da segunda via do IPVA?
Se você está precisando realizar a emissão da segunda via do seu IPVA, que é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, você pode seguir o passo a passo abaixo:
- Para começar, você precisará acessar o site do Detran referente ao seu estado. Se você tirou sua carteira em um estado e mora em outro, realize a alteração do seu endereço, será importante;
- Em seguida, busque pela opção referente ao IPVA, ou Impostos;
- Encontrou? Então, agora você irá clicar na opção de “Consulta de débitos” ou “Emissão de boleto”;
- Depois disso, você precisará informar os seus dados que forem solicitados no site, como é o caso do número RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores) e a placa do seu veículo;
- Confira se as informações do seu veículo estão corretas e é só confirmar a emissão do boleto caso tudo esteja correto.
Caso seja de sua preferência, também é possível escolher a opção de receber a segunda via do seu boleto de pagamento através de um endereço de e-mail, ou até mesmo realizar a solicitação da impressão do boleto do seu IPVA através de um posto de atendimento do Detran.
Observação: se houver alguma dificuldade ou impedimento no momento de solicitar a segunda via do IPVA, você poderá optar por entrar em contato com o Detran através de um número de telefone ou por contato online. Lembre-se de utilizar um contato referente ao seu estado.
Conclusão
Caso tinha dúvidas sobre como emitir a segunda via do boleto para pagamento do IPVA, agora poderá fazer isso com poucos minutos e, caso necessário, sabe o que fazer para entrar em contato com o Detran.
Deixe seu Comentário