Você sabia que desde 2014 o Banco Central disponibilizou para os consumidores uma plataforma de acesso a todas as operações financeiras de crédito geradas nos últimos anos, chamada de Registrato do BC?
O Sistema fornece informações do seu cadastro dentro do sistema financeiro e do sistema de créditos, e também mostra dados de todos os bancos que o cliente possui algum vínculo, seja conta corrente, empréstimo ou conta poupança.
O objetivo é que o consumidor tenha acesso a todas suas operações para que fique mais fácil gerenciar suas finanças pessoais, e também analisar seu risco de crédito.
Se você quer saber mais sobre o assunto confira o artigo a seguir:
O que é o Registrato?
O Registrato é um sistema criado e administrado pelo Banco Central do Brasil, seu intuito é que todos os cidadãos, tenham acesso de uma forma prática, rápida e segura, de relatórios que informem sobre suas transcições financeiras, e seu relacionamento com as instituições financeiras e com as operadoras de crédito.
Quem pode acessar?
Qualquer pessoa que tenha um CPF ou um CNPJ válido para utilizar o sistema, é preciso um cadastramento prévio, e acesso à internet.
Custa alguma coisa para acessar?
O acesso ao sistema Registrato oferecido pelo Banco Central do Brasil é totalmente grátis, precisando, como já mencionado, somente um acesso a internet.
Como eu posso acessar?
Para acessar o Registrato você deve acessar a página do Banco Central do Brasil, e procurar a opção do ‘’Registrato’’. No primeiro acesso o site vai te dar todas as instruções necessárias para se credenciar na página.
Quais são os relatórios que o sistema disponibiliza?
Os relatórios são feitos através de informações enviadas pela instituição financeira, existem dois tipos no Registrato:
- Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro – CSS: Nesse relatório o cliente vai ter informações sobre o seu relacionamento com instituições financeiras, além de mostrar as informações sobre os investimentos, e sobre o dinheiro ativo do cliente. As informações são desde Janeiro de 2001, porém não contém dados de valor, de movimentações ou de saldos. Aqui o relatório tem como finalidade identificar o relacionamento do cliente com as instituições financeiras, visando mais os investimentos, ações ou dinheiro disponível.
- Sistema de Informações de Crédito – SCR: Nesse tipo de relatório o cliente vai ter informações sobre seus financiamentos, empréstimos e outras dívidas, o valor tem que ser igual ou superior a R$ 200,00 para aparecer no relatório. Esse relatório tem como intuito verificar se as informações de crédito e financiamento estão corretas.
Credenciamento pessoal: Os clientes podem fazer o credenciamento de forma digital através do Banco Central do Brasil seguindo todas as instruções para que uma senha de acesso seja gerada. Mas se preferir o cliente pode enviar uma correspondência para o endereço do Banco Central em Brasília para obter sua credencial.
Pessoa Jurídica pode acessar o sistema?
Sim, as empresas também podem acessar o sistema Registrato e obter todas os relatórios disponíveis, o representante legal também deve fazer o credenciamento online, ou através de correspondência para receber a senha de acesso ao sistema.
As informações vão estar todas atualizadas quando o cliente emitir o relatório?
Não necessariamente. É importante lembrar que as informações podem não estar atualizadas, principalmente se forem recentes. Isso porque as instituições financeiras podem demorar um pouco para enviar os dados ao sistema.
Agora que você já saber como usar o sistema do Registrato do Banco Central do Brasil é só se cadastrar, e ter acesso de forma completa a suas finanças, e relacionamento com as instituições financeiras.
Deixe seu Comentário