MUDES: Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz é uma das boas iniciativas legislativas para permitir que jovens ainda menores de idade realizem trabalhos remunerados, com a preocupação de que não prejudiquem seus estudos, e a Fundação MUDES é uma das grandes parceiras na intenção de estimular os jovens a desenvolverem suas potencialidades.

A intenção da Fundação MUDES é transformar o Programa Jovem Aprendiz não apenas numa forma de renda para jovens carentes, mas em um processo de crescimento acadêmico e profissional.



Saiba mais sobre a Fundação MUDES e sua relação com o Programa Jovem Aprendiz:

Como funciona o programa da Fundação MUDES?

A Fundação MUDES promove uma formação complementar ao programa de aprendizagem do jovem. A intenção é permitir que jovens de origens carentes utilizem aquela experiência para finalidades que vão além da remuneração.

Com aulas e acompanhamento constante, o objetivo é formar jovens autônomos, pró-ativos e capazes de entrar no mercado de trabalho e na vida acadêmica com uma formação que os prepare para uma mudança de vida significativa.

A MUDES é a fundação do Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social. Sem fins lucrativos, sua intenção é auxiliar jovens de baixa renda que estejam participando do Programa Jovem Aprendiz a serem capazes de buscar mais, terem senso crítico e potencial de desenvolver todas as suas habilidades ao máximo.

Como o jovem sai após o programa?

A MUDES trabalha com empresas empregadoras parceiras. Desta forma, ela traça o perfil dos jovens que participam no programa, alinhando suas afinidades ao tipo de vaga disponível por essas empresas.

Dessa forma, o jovem sai bem colocado para ocupar uma posição de trabalho não apenas nas empresas parceiras, mas em qualquer outra que busque uma área de afinidade semelhantes. Além disso, o acompanhamento dá mais poder de decisão e compreensão da sua relação de trabalho com o empregador, oferecendo maior capacidade de tomada de rumos para sua vida profissional.

Como o programa começou?

Em 2010, a primeira turma do programa MUDES foi formada por jovens do Ensino Médio da educação pública brasileira. Foram selecionados jovens com vontade de aprender e de ter experiências de trabalho, mas que não conseguiam encontrar posições que aceitassem pessoas ainda sem experiência, a despeito de suas intenções de dedicação.

Assim, o programa dedicou-se a, ao mesmo tempo, capacitar os jovens e procurar empresas parceiras que tinham interesse nestes indivíduos com habilidades desenvolvidas, colocando-os em contato direto para a ocupação da vaga. Dessa forma, ao longo dos últimos anos, o programa auxiliou várias dezenas de jovens e desenvolverem carreiros promissoras desde cedo.

Quem pode participar do programa Mudes?

Para participar do programa, é necessário atender a alguns requisitos mínimos. Entre eles, é necessário estar cursando o ensino médio ou já ter concluído. Não é possível participar do programa tendo abandonado a escola antes de seu término.

Além disso, a faixa etária para participação do Programa Jovem Aprendiz da Mudes é de 14 a 24 anos. Além disso, os jovens participantes devem ser oriundas de famílias financeiramente carentes, pois trata-se de um programa filantrópico, e não de um curso preparatório pago.

Como participar?

A participação no Programa Jovem Aprendiz Mudes depende da inscrição diretamente no site da fundação. Lá é possível encontrar não apenas este programa, mas diversas outras oportunidades de capacitação e estágio que podem ser aproveitadas pelos jovens que encaixam-se nos requisitos do programa.

Compartilhe este artigo!
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *