Direito Penal

É crime acessar a deep web? Entenda seus usos

Escrito por admin

Sem dúvidas quando você deseja realizar uma pesquisa na internet você utiliza o Google para receber os resultados que deseja, não é mesmo? Com isso, muitas pessoas acabam afirmando que se não está no Google, então não existe na internet, assim como os outros buscadores que não são tão conhecidos quanto o Google.

Mas, todos os dados que estão na rede mundial de computadores estão muito além do que realmente vemos nos motores de busca. Afinal, muito do que não aparece nos resultados do Google, por exemplo, arquivos científicos, livros raros e até mesmo vírus podem ser encontrados facilmente na Deep Web, ou em tradução livre, na internet profunda.

Online, existem os riscos da deep web ser um espaço altamente arriscado na internet, com conteúdos considerados ilegais que estão contra os direitos humanos. A internet na realidade é um conjunto de computadores com conteúdos conectados entre si através da rede de cabos que está por todo o mundo.

E é através dessa rede que se chega a qualquer máquina, desde que se conheça o endereço da outra máquina, sendo esse endereço conhecido como protocolo TCP/IP com um número único para um computador ou roteador, como o cep de uma residência, por exemplo.

O que é a deep web?

Ao invés de utilizar os números para acessar um site, utilizamos os servidores de nome, como os servidores de DNS, por exemplo, que são máquinas com uma lista de correspondências entre um IP e uma máquina com endereço nominal. Como por exemplo um site que está hospedado com uma máquina com um determinado IP, mas para encontrar essa máquina você não precisa digitar esse IP e sim o endereço com o nome desse site, que apontará para o IP correspondente.

Com isso, os buscadores web acessam os servidores de nome e rastreiam de forma detalhada todos os conteúdos com permissão para receber acesso. Com isso, a deep web se torna então tudo o que está disponível nas máquinas que não são identificadas com um DNS, nem mesmo pelos motores de busca. Assim também como muito se ouve por aí, de que temos acesso rápido e facilitado do que está na superfície da internet, ou seja, os conteúdos da deep web estão bem abaixo dessa superfície.

Quais são os riscos da navegação na deep web?

A deep web não pode ser encontrada nos buscadores, e contém diversos conteúdos que também não são encontrados nesses buscadores como livros raros, artigos científicos e fóruns de discussões específicas. Mas, na deep web também pode-se encontrar endereços com propagandas de vendas ilegais de drogas, textos preconceituosos e diversos crimes sejam reais e também virtuais.

Até pouco tempo atrás, as pessoas não conheciam a deep web, mas recentemente ela se tornou extremamente conhecida e diversos tutoriais, fóruns e reportagens sobre o tema surgiram. Com isso diversas organizações surgiram para mostrar o risco que existe de acessar a deep web, o que não é crime, mas caso a polícia investigue seu acesso à sites criminosos dentro da deep web, você corre o risco de passar por investigação e precisar esclarecer os fatos.

Deixe seu Comentário