Para quem busca cursos gratuitos SENAC Maranhão, a boa notícia é que a instituição oferece, há muitos anos, oportunidades de formação profissional em diversos níveis, desde cursos complementares de habilidades, até cursos especificamente voltados para certas carreiras, como os técnicos.
O reconhecimento da instituição parte do histórico de excelência do SENAC na formação de profissionais e na compreensão da situação do mercado de trabalho. Isso resulta em gente que aprende com quem, de fato, faz o que ensina em seu dia-a-dia.
Embora a maior parte dos cursos não sejam oferecidos de maneira gratuita, praticamente todos eles permitem ingresso através de bolsas, e isso faz com que a amplitude de cursos gratuitos no SENAC Maranhão seja grande o suficiente para formar novos profissionais em várias áreas.
Saiba mais a respeito dos cursos gratuitos SENAC Maranhão, quais são suas áreas e como participar das oportunidades oferecidas pela instituição:
Quais são os cursos gratuitos SENAC Maranhão?
Se você busca por cursos de formação no estado do Maranhão, é importante estar atento aos cursos que são ministrados em cada unidade do SENAC. Isso porque, de forma geral, é possível ter acesso às bolsas, se você preencher os requisitos explicados no próximo tópico. No entanto, só é possível entrar em uma turma que seja ministrada em sua região.
Em geral, as unidades do SENAC são bastante interativas com as demandas e oportunidades dos mercados locais. Desta forma, é provável que a sua região ofereça vagas que estejam diretamente relacionadas aos mercados mais ativos em seu entorno, o que aumenta as chances de garantir um emprego através destas formações.
No caso dos cursos gratuitos SENAC Maranhão, a média é de cerca de três mil vagas anuais, concentradas especialmente nas cidades de São Luís, Caxias e Imperatriz. As principais áreas de formação ficam em torno da saúde, da estética, do turismo e de serviços imobiliários. Em algumas unidades, como a de São Luís, há também uma série de cursos profissionalizantes relacionados à produção cultural, como cursos técnicos em produção de áudio e vídeo.
Quais os requisitos para a gratuidade no SENAC?
Via de regra, os cursos do SENAC em todo o Brasil possuem um valor a ser pago para a maior parte das categorias. Tendo o intuito de desenvolver profissionais cada vez mais capacitados, no entanto, a instituição oferece o programa SENAC Gratuidade, que consiste no fornecimento de bolsas integrais para estudantes que estejam interessados nos cursos e carreiras de formação da instituição.
É necessário considerar, no entanto, que o SENAC Gratuidade, o PSG, apresenta alguns requisitos. Em primeiro lugar, é necessário que a renda familiar da pessoa inscrita no PSG não seja superior a dois salários mínimos por pessoa que componha o núcleo familiar. Além disso, é necessário que o aluno não tenha abandonado nenhum curso do SENAC nos últimos dois anos. Se o tiver feito, será necessário esperar que o tempo passe para poder realizar a matrícula com a bolsa integral.
Vagas gratuitas através do PRONATEC
Outra opção de gratuidade além do Programa SENAC de Gratuidade é recorrer ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Neste caso, as bolsas são exclusivamente disponibilizadas para a formação de cursos técnicos, e não para outras categorias educacionais do SENAC.
As inscrições do PRONATEC devem ser feitas através do portal do MEC, e não através do SENAC local, como ocorre com o PSG.
Deixe seu Comentário