Tirar segunda via do CPF pode parecer algo que nunca vai incomodar você, mas eventualmente quase todos passamos por um problema semelhante com algum documento: seja em função de algum roubo, desatenção ou acidente, ficar sem a documentação exige solicitar uma nova via.
Antigamente, a tarefa parecia uma grande dor de cabeça – especialmente para aqueles que não declaravam a renda. Hoje em dia, no entanto, o processo é muito mais fácil, e quase todo o procedimento pode ser feito online.
É útil lembrar, ainda, que o CPF é um documento que possui validade em território nacional, e muitas vezes é incluído em outros documentos, como a própria carteira de identidade ou CNH. Dependendo da sua situação, a solicitação para tirar segunda via do CPF nem mesmo é necessária.
De qualquer forma, é sempre útil ter uma versão válida do documento, na eventualidade de algum cadastro ou registro solicitar o serviço. Saiba como tirar segunda via do CPF, e quais são as informações que você precisa manter em mente para conseguir o documento com tranquilidade:
O número nunca será trocado
Muitas pessoas evitam tirar segunda via do CPF por pensarem que precisarão decorar um novo número e trocar uma série de cadastros que já contam com o registro. Isso não é verdade: quando seu primeiro CPF é emitido, ele será mantido para o resto de sua vida, representando quem é você frente ao Brasil. O número faz parte da sua identificação, assim como o RG.
Por isso, ao solicitar o novo documento, seu CPF será mantido – não importa quantas vezes você solicitar uma nova via. Além disso, é importante saber que o seu número de CPF continua ativo e válido, mesmo enquanto você aguarda a nova via. A menos que um certo registro solicite especificamente o documento do CPF, você pode utilizar o número normalmente, comprovando-o através de outros documentos, como RG ou CNH.
Perdi meu CPF: o que fazer?
Ao perder o CPF em função de algum ato seu, nada precisa ser feito. A solicitação de uma nova via exige um pagamento simbólico para a emissão, e não é necessário apresentar nenhum tipo de comprovante.
Por outro lado, se você tiver o documento roubado, é importante fazer o boletim de ocorrência para evitar incômodos futuros. Caso algum use o documento para uma tentativa de fraude, por exemplo, o boletim pode ajudar você a comprovar que há uma cópia em posse de outra pessoa.
Como tirar segunda via do CPF?
Existem algumas instituições brasileiras que realizam a emissão do CPF: as agências dos Correios e dos bancos federais (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) fazem a emissão. Em geral, solicita-se documentos como o RG ou o título de eleitor, bem como o número do seu CPF para facilitar o processo de emissão.
Outra possibilidade é fazer a solicitação online. Nestes casos, o caminho correto é acessar o site da Receita Federal, entrando no menu de atendimento de Pessoa Física > CPF > Segunda Via. Este caminho levará você ao formulário que permite solicitar o documento.
É necessário retirar uma segunda via do CPF?
Ter sua documentação completa é sempre importante. Em alguns casos, no entanto, pode ser necessário ter os dados de forma emergencial, e você não os recorda. Felizmente, é possível acessar este link da Receita Federal e inserir seus dados básicos para retirar um Comprovante de Inscrição no CPF, que é válido para fins de comprovação de seu número no Cadastro, devendo ser aceito pela grande maioria das instituições.
Na própria página, é possível solicitar a impressão do comprovante, o que pode facilitar bastante a sua vida em momentos de urgência.
Deixe seu Comentário